A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, compartilhou imagens nesta sexta-feira de imigrantes em fila, algemados e embarcando em um avião militar, afirmando: “Os voos de deportação começaram”.
“O presidente Trump está enviando uma mensagem forte e clara para o mundo inteiro: se você entrar ilegalmente nos Estados Unidos da América, enfrentará consequências severas”, ela escreveu em um post na rede social X.
Deportation flights have begun.
President Trump is sending a strong and clear message to the entire world: if you illegally enter the United States of America, you will face severe consequences. pic.twitter.com/CTlG8MRcY1
— Karoline Leavitt (@PressSec) January 24, 2025
Os imigrantes geralmente são algemados antes de embarcar em voos de deportação. Já o uso de aeronaves militares para enviá-los ao seu país de origem, no entanto, é notável.
Não está claro de onde eram, mas acredita-se que tenham cruzado a fronteira recentemente e estavam sob custódia da Patrulha da Fronteira.
A CNN informou no início desta semana que quatro aeronaves no total — dois C-17s e dois C-130s — estavam sendo enviadas para San Diego e El Paso para dar suporte a voos de repatriação, relatou um oficial militar sênior aos repórteres na quarta-feira.
Os primeiros voos partiram do Briggs Army Air Field com destino à Guatemala na quinta-feira (23) à noite, segundo um oficial do DHS.
Aproximadamente 75-80 guatemaltecos foram repatriados, contou a fonte.
Os imigrantes cruzaram a fronteira recentemente e estavam sob custódia da Patrulha da Fronteira.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Imigrantes são deportados dos EUA usando aviões militares, diz secretária no site CNN Brasil.