O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou um antigo adversário político, o senador democrata da Califórnia Adam Schiff, para acompanhá-lo nesta sexta-feira (23) em uma visita ao estado, devastado pelos incêndios florestais em Los Angeles, informou o gabinete de Schiff à CNN.
“O senador Schiff aprecia muito a visita do presidente para ver a devastação desses incêndios florestais em primeira mão e o convite para acompanhá-lo, e lamenta não poder se juntar ao presidente em Los Angeles devido às votações de nomeação programadas”, disse um porta-voz do senador.
“O senador Schiff está comprometido em trabalhar com a administração Trump, líderes estaduais e locais, bem como seus colegas de ambos os lados do corredor para garantir que a Califórnia receba a ajuda e o apoio de que precisa para se reconstruir e se recuperar desses incêndios florestais”, acrescenta.
A extensão de um convite a Schiff, embora surpreendente, pode sinalizar os esforços de Trump e sua equipe para tornar as visitas de Trump à Carolina do Norte, que foi devastada pelo furacão Helene no ano passado, e a Los Angeles mais presidenciais – apesar das repetidas críticas de Trump à maneira dos líderes democratas de conduzirem os esforços de recuperação.
Um funcionário de Trump disse à CNN que o objetivo é manter o presidente focado nas comunidades afetadas e não em ataques pessoais, “embora sejam justificados”, afirmou o funcionário.
No início desta semana, Trump descreveu o senador Schiff – que liderou o primeiro impeachment de Trump – como “escória” enquanto estava atrás da Mesa Resoluta no Salão Oval. Ele também ameaçou reter ajuda federal da Califórnia enquanto criticava o governador Gavin Newsom e outros funcionários locais pelo que ele falsamente alegou ser sua recusa em permitir que a água fluísse da parte norte da Califórnia para o sul do estado.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Incêndios em Los Angeles: Trump convida adversário para ver devastação no site CNN Brasil.