Incêndios florestais fora de controle matam pelo menos 5 pessoas em Los Angeles

Incêndios florestais fora de controle matam pelo menos 5 pessoas em Los Angeles

Grandes incêndios florestais que atingem Los Angeles mataram pelo menos cinco pessoas nesta quarta-feira (8).

O xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, disse à afiliada da CNN, KABC, que as cinco pessoas morreram como resultado do incêndio de Eaton.

Autoridades disseram em uma entrevista coletiva mais cedo que duas pessoas morreram.

A CNN entrou em contato com o departamento do xerife para obter mais informações.

Os incêndios florestais destruíram centenas de construções e levaram os recursos de combate a incêndios e o abastecimento de água ao limite, enquanto mais de 150 mil pessoas receberam ordens de retirada.

Ventos fortes estavam dificultando os esforços de combate ao fogo e alimentando os incêndios, que se expandiram sem impedimentos desde que começaram na terça-feira (7).

O incêndio Palisades, o maior dos seis incêndios florestais com risco de morte em andamento no Condado de Los Angeles, já destruiu pelo menos mil estruturas e queimou mais de 15.800 acres (2.500 hectares) nesta quarta-feira (8). Segundo autoridades, o fogo na região está 0% contido.

De acordo com dados do CalFire, o Palisades, ativo na área costeira entre Malibu e Santa Monica, é o mais destrutivo na história do Condado de Los Angeles.

A empresa privada de previsão AccuWeather estimou os danos iniciais e as perdas econômicas em mais de 50 bilhões de dólares.

“Estamos enfrentando um desastre natural histórico. E acho que isso não pode ser dito de forma suficientemente forte”, disse Kevin McGowan, diretor de gerenciamento de emergências do Condado de Los Angeles, em uma coletiva de imprensa.

O céu sobre Los Angeles ficou vermelho em algumas áreas e foi coberto por uma fumaça espessa. Quase 1 milhão de residências e empresas ficaram sem energia na região, de acordo com o site PowerOutage.us.

Falta de água

Três incêndios menores no condado também sobrecarregaram os recursos de combate a incêndios que já haviam se esgotado, com a escassez de água afetando Pacific Palisades, um bairro costeiro de luxo.

“Não há bombeiros suficientes no condado de Los Angeles para lidar com quatro incêndios separados dessa magnitude”, disse o chefe dos bombeiros do condado de Los Angeles, Anthony Marrone.

Com os ventos e a fumaça limitando a capacidade de oferecer apoio aéreo, os bombeiros ficaram sem água suficiente para combater as chamas.

Com vistas espetaculares do oceano, Pacific Palisades é um dos bairros mais caros do país, com uma casa típica avaliada em 3,7 milhões de dólares no final de 2023, de acordo com a Zillow.

Também é o lar de muitas estrelas do cinema, da televisão e da música, incluindo Jamie Lee Curtis, Mandy Moore e Mark Hamill, todos forçados a deixar suas casas.

Os incêndios ocorrem em um momento especialmente vulnerável para o sul da Califórnia, que ainda não registrou chuvas significativas desde o início do ano hidrológico em outubro.

Em seguida, vieram poderosos ventos trazendo o ar seco do deserto do leste em direção às montanhas costeiras, espalhando as chamas dos incêndios florestais.

Os cientistas disseram que os incêndios, que surgiram fora da temporada tradicional, marcam o que há de mais recente em extremos climáticos que provavelmente aumentarão ainda mais à medida que as temperaturas globais continuarem a subir nas próximas décadas.

Com informações da Reuters.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Incêndios florestais fora de controle matam pelo menos 5 pessoas em Los Angeles no site CNN Brasil.