IPCA-15: prévia da inflação de janeiro é divulgada nesta 6ª. Entenda

Após um estouro na meta de inflação de 2024, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta sexta-feira (24/1) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de janeiro, considerado a prévia da inflação.

O que é o IPCA-15:

  • O IPCA-15 difere do IPCA, que mede a inflação oficial do país, na abrangência geográfica e no período de coleta, que começa no dia 16 do mês anterior. Por essa razão, ele funciona como uma prévia do IPCA.
  • O indicador coleta dados sobre as famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos. Ele também abrange: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Brasília e Goiânia.
  • Em dezembro do ano passado, o IPCA-15 avançou 0,34%. Com isso, acumulou alta de 4,71% em 2024. A meta de inflação é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual (podendo oscilar entre 1,5% e 4,5%).

Em janeiro de 2023, a inflação medida pelo IPCA-15 apresentou alta de 0,55% em relação ao mês anterior. Enquanto em janeiro de 2024, o índice ficou em 0,31%.

A Warren Investimentos estima que o IPCA-15 fique em 0,02%, com variação em 12 meses de 4,36%. “A prévia do número fechado de janeiro deve desacelerar significativamente em relação à última leitura, indicando praticamente uma estabilidade em relação a dezembro”, avaliou Andréa Angelo, estrategista de inflação da Warren.

São estimadas quedas nos preços das passagens aéreas e da energia elétrica residencial, com maior destaque para o segundo, devido ao acionamento da bandeira tarifária verde (que não traz taxa extra nas contas) no primeiro mês de 2025.

Além disso, deve contribuir a incidência do desconto do “bônus Itaipu” — crédito repassado à conta de energia dos consumidores brasileiros residenciais e rurais que tiveram consumo inferior a 350 quilowatts-hora em ao menos um mês de 2023.

Do outro lado da balança, os riscos estão espalhados entre alguns grupos e subgrupos, sendo eles: alimentos no domicílio, artigos de residência e saúde e cuidados pessoais. Adicionalmente, a gasolina também deve contribuir para puxar o IPCA-15 para cima, saindo de -0,01% para 0,75%.

O próximo resultado do IPCA, referente a janeiro, será divulgado em 11 de fevereiro.

Projeções para o IPCA

Para 2025, a Warren projeta que a inflação oficial será de 5,4%, com balanço de riscos altista, considerando um câmbio mais elevado e reajustes maiores de energia elétrica.

O mercado financeiro, por sua vez, estima um percentual inferior. Para os analistas ouvidos semanalmente pelo Banco Central (BC), o IPCA fechará o ano em 5,08%, segundo dados do relatório Focus mais recente. O levantamento é feito e divulgado pelo BC todas as segundas-feiras.



Fonte: Metrópoles

Júlia Pereira curte férias no sul e sudeste do Brasil

Júlia Pereira aproveitou as férias para relaxar e recarregar as energias. A modelo e apresentadora escolheu as belas praias de Santa Catarina e do...

Brad Pitt quer filhos com Inés de Ramón: ‘Casamento não é prioridade’

O romance entre Brad Pitt e Inés de Ramón segue firme, mas com planos futuros ainda indefinidos. Segundo uma fonte próxima ao ator, ele...

Pela primeira vez, clássico carioca define campeão da Supercopa Rei

Em 2025, Botafogo e Flamengo disputam a Supercopa Rei. Os times se enfrentam no estádio Mangueirão, em Belém (PA), no dia 2 de fevereiro,...