Janeiro Branco: psicólogo dá 5 dicas para cuidar da saúde mental

Janeiro é o mês em que estamos mais reflexivos sobre como melhorar nosso bem-estar e saúde como um todo. Por isso, é a oportunidade perfeita para repensar a nossa saúde mental, desacelerar e passar a dar importância para o que nos faz bem.

Essa é a principal razão para a campanha Janeiro Branco acontecer logo no início do ano. Com o tema A Vida Pede Equilíbrio, em 2023, os especialistas em saúde mental chamam atenção para a importância da sociedade e dos governantes criarem uma cultura de cuidado com a mente.

É o que defende o idealizador do movimento, o psicólogo e palestrante Leonardo Abrahão. Segundo o especialista, muitos sofrimentos humanos, com ou sem transtornos mentais, poderiam ser prevenidos ou melhor conduzidos se as pessoas aprendessem estratégias verdadeiramente simples para cuidar da saúde mental.

5 truques para viver em harmonia com sua saúde mental

1 – Tenha hobbies

Para Leonardo é importante ter hobbies como práticas terapêuticas. Por exemplo, se você gosta de caminhar, caminhe. Se gosta de nadar, procure fazer uma aula de natação. Pode ser também um curso de alguma atividade prazerosa. “O importante é fazer uma atividade que faça você ter um momento de paz consigo mesmo”, afirma.

2 – Busque uma vida equilibrada

“Procure ter uma vida equilibrada com exercícios, tempo certo para relaxar e um lazer de qualidade. Faça atividades que causem bem-estar e felicidade, assim como sentimento de pertencimento a um projeto próprio ou que seja saudável para a mente”, recomenda o psicólogo.

3 – Evite situações e relações tóxicas

Ele destaca que vivenciar situações de estresse diariamente ou relações tóxicas nos relacionamentos e no trabalho pode causar adoecimento psíquico e problemas de saúde mental. Portanto, evite!

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Reajuste imoral e ilegal aos secretários: envergonhado, Bocalom acata ordem judicial para fugir de processo por improbidade

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, decidiu evitar a queda de braço com o Judiciário. Ele recuou da idéia de recorrer da decisão...

Palmeiras oferece R$ 170 milhões para ter Vitor Roque, diz site

O Palmeiras está disposto a investir pesado em um camisa 9 nesta janela e, segundo o jornal catalão Sport, ofereceu 27 milhões de euros...

Usar anestesia para fazer tatuagem é permitido? Veja orientações

O influenciador e empresário Ricardo Godoi, 46 anos, morreu na última segunda-feira (20) após passar mal durante a realização de uma tatuagem – procedimento...