Janeiro seco: saiba o que acontece no corpo após um mês sem álcool

O Janeiro Seco é uma campanha internacional que incentiva a redução do consumo de álcool ao longo do mês que abre o ano. O objetivo é aproveitar a temporada em que as pessoas fazem planos mais saudáveis para incentivar uma redução da substância.

Segundo os especialistas, a pausa de 31 dias serve para desintoxicar o organismo, mas também para ajudar a identificar possíveis sinais de dependência de álcool que, por ser uma droga socialmente aceita, acabam passando despercebidos.

O médico do esporte Francisco Tostes, do Instituto Nutrindo Ideais, no Rio de Janeiro, aponta que parar de beber, mesmo que apenas por um mês, pode melhorar a saúde do corpo em vários níveis.

“Há um aumento da capacidade de concentração, do nível de energia para o dia a dia e até uma melhora da qualidade do descanso, já que apesar de trazer uma sensação de relaxamento e sonolência, o álcool compromete a arquitetura do sono, tornando-o menos reparador”, explica.

Reduzir a bebida também diminui o risco de doenças relacionadas ao consumo do álcool, como problemas cardiovasculares, cânceres variados e condições graves do fígado, já que a substância sobrecarrega o órgão e pode causar hepatite e cirrose.

“A redução do consumo de álcool pode melhorar o funcionamento do nosso sistema imunológico e diminuir marcadores inflamatórios que circulam no organismo”, explica a nutricionista Raquel Moreira Teixeira, do Grupo Mantevida, em Brasília.

Ela também destaca que a pausa pode ajudar no emagrecimento, já que as bebidas alcoólicas costumam ser muito calóricas e pouco nutritivas, além de estarem associadas ao consumo de alimentos pouco saudáveis. Além da melhora física, deixar de beber também pode ajudar a melhorar as relações sociais e familiares para pessoas com dependência.

3 imagens

Álcool pode levar a sérias doenças do fígado e alta dependência química

Além do fígado, bebidas alcoólicas prejudicam a saúde do coração e do cérebro
1 de 3

Uma pesquisa de 2023 apontou que sete em cada 10 brasileiros que abusam da bebida acham que bebem moderadamente

Reprodução/Internet

2 de 3

Álcool pode levar a sérias doenças do fígado e alta dependência química

Getty Images

3 de 3

Além do fígado, bebidas alcoólicas prejudicam a saúde do coração e do cérebro

Yellow Dog Productions/Getty Images

Síndrome de abstinência

Em entrevista anterior ao Metrópoles, o endocrinologista e metabologista Gustavo Francklin, que atende em Brasília, apontou os principais sintomas que pessoas acostumadas a beber regularmente podem sentir nos primeiros dias sem álcool.

“Eles podem incluir ansiedade, irritabilidade e dificuldade para dormir nos primeiros dias. Pessoas alcoólatras podem apresentar agitação psicomotora, desorientação e até tremores e confusão mental”, explica. Entretanto, os beneficios logo aparecem.

Como se manter firme no propósito de zero álcool?

  • Reconheça quais são os principais gatilhos que te levam a beber. Uma vez identificados, fique alerta para não cair na tentação de beber quando for exposto a essas situações novamente;
  • Esteja junto de amigos que te incentivem e te mantenham no foco;
  • Analise bem os lugares que vai frequentar: se achar que não vai aguentar ser o único sóbrio da mesa do bar, substitua o happy hour por outra atividade com amigos, como piqueniques ou um café aconchegante;
  • Não tenha bebidas em casa;
  • Faça atividades físicas que liberam hormônios ligados ao bem-estar e ao prazer e ajudam o corpo a combater a inflamação e o inchaço.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Globo de Ouro 2025: “Emilia Pérez” e “Xógum” empatam como maiores vencedores

O Globo de Ouro 2025 chegou ao fim e o Brasil conquistou o prêmio de Melhor Atriz de Drama, com Fernanda Torres, mas o...

Biden: EUA não devem esquecer os ataques contra o Capitólio

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu que o povo americano não se esqueça do que aconteceu nos ataques contra o Capitólio –...

Fernanda Torres: da adolescência no palco ao Globo de Ouro, relembre trajetória

Fernanda Torres, 59, foi a grande surpresa a noite ao levar o Globo de Ouro como Melhor Atriz de Drama na madrugada desta segunda-feira...