Justiça da Espanha intima Oswaldo Eustáquio para julgar pedido de prisão

A Justiça da Espanha intimou na tarde desta segunda-feira (27) o jornalista brasileiro Oswaldo Eustáquio para uma audiência em 6 de fevereiro, onde o Judiciário espanhol julgará o pedido do Brasil para que o foragido cumpra pena no país europeu.

A Audiência Nacional também deve analisar o pedido de extradição. Eustáquio mora na Espanha desde 2023, quando saiu do Brasil, migrou para o Paraguai e depois fez um pedido de asilo na Europa.

Há duas semanas, a CNN revelou que o governo espanhol aprovou o seguimento do pedido de extradição. Esse novo passo, cabe à Justiça.

Oswaldo Eustáquio tem dois mandados de prisão preventiva no Brasil por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) por ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado Democrático pelos atos de 8 de janeiro.

Em nota, a defesa de Oswaldo Eustáquio afirma que “na audiência será evocada Constituição Espanhola que prevê que nenhum estrangeiro será devolvido ao seu país de origem por questões políticas”.

“Bem como o Decreto Real 12/2009 que expressa que a solicitude de asilo político obsta o seguimento de um processo de extradição em qualquer etapa de que se encontre”, aponta o advogado Ricardo Vasconcellos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Justiça da Espanha intima Oswaldo Eustáquio para julgar pedido de prisão no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Embraer projeta reação nas vendas de aviões agrícolas neste ano

A Embraer projeta que o ano de 2025 pode representar o início de um ciclo de retomada firme para sua divisão de aviação agrícola....

Houthis reivindicam lançamento de míssil contra aeroporto de Israel

Os Houthis do Iêmen, grupo rebelde apoiado pelo Irã, reivindicaram a responsabilidade por um míssil lançado contra o aeroporto israelense Ben Gurion no domingo...

Cinco temas sobre gestão que todo empreendedor deve estudar

Há uma máxima no mundo empreendedor de que o sucesso de um negócio depende exclusivamente da vocação de quem o conduz. O tino empreendedor...