Justiça da Espanha intima Oswaldo Eustáquio para julgar pedido de prisão

A Justiça da Espanha intimou na tarde desta segunda-feira (27) o jornalista brasileiro Oswaldo Eustáquio para uma audiência em 6 de fevereiro, onde o Judiciário espanhol julgará o pedido do Brasil para que o foragido cumpra pena no país europeu.

A Audiência Nacional também deve analisar o pedido de extradição. Eustáquio mora na Espanha desde 2023, quando saiu do Brasil, migrou para o Paraguai e depois fez um pedido de asilo na Europa.

Há duas semanas, a CNN revelou que o governo espanhol aprovou o seguimento do pedido de extradição. Esse novo passo, cabe à Justiça.

Oswaldo Eustáquio tem dois mandados de prisão preventiva no Brasil por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) por ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado Democrático pelos atos de 8 de janeiro.

Em nota, a defesa de Oswaldo Eustáquio afirma que “na audiência será evocada Constituição Espanhola que prevê que nenhum estrangeiro será devolvido ao seu país de origem por questões políticas”.

“Bem como o Decreto Real 12/2009 que expressa que a solicitude de asilo político obsta o seguimento de um processo de extradição em qualquer etapa de que se encontre”, aponta o advogado Ricardo Vasconcellos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Justiça da Espanha intima Oswaldo Eustáquio para julgar pedido de prisão no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Bia passa por cirurgia, pede perdão e inicia redenção em “Garota do Momento”

Nos próximos capítulos de “Garota do Momento”, Bia (Maisa Silva) vai viver uma virada drástica e emocional. A vilã da trama das seis da...

Lady Gaga se emociona após show para 2,5 milhões no Rio: “Jamais esquecerei”

A passagem de Lady Gaga pelo Brasil pode ter sido curta, mas vai permanecer para sempre na memória dos fãs — e no coração...

Dado Dolabella exalta música brasileira e fala sobre foco na carreira musical

Nos bastidores do show “Em Casa” de Henrique & Juliano, a repórter Jussara Ávila do Portal LeoDias conversou com Dado Dolabella, que exaltou o sertanejo...