Lira em ministério ajudaria a articulação do governo? Assista a “O Grande Debate”

O comentarista da CNN José Eduardo Cardozo e a ex-senadora e jornalista Ana Amélia Lemos discutiram, nesta sexta-feira (3º), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), à frente de algum ministério ajudaria na articulação do governo com o Congresso.

Como apurado pela CNN, em 2025, o PP deve reivindicar mais pastas na Esplanada dos Ministérios. A ideia da nomeação de Lira — que deixará o comando da Câmara em fevereiro –, contudo, tem dividido integrantes da base aliada.

De forma reservada, interlocutores influentes do partido do deputado dizem que vão atuar por ele, que tem deixado em aberto seu futuro político.

Ana Amélia Lemos acredita que a presença do parlamentar poderia impulsionar as articulações do Executivo com o Legislativo.

“Ele está habilitado a ajudar o presidente Lula em uma área de muita fragilidade de relacionamento, inclusive política e institucional”, disse a ex-senadora, que também acredita que Lira poderia auxiliar na interlocução com o agronegócio.

Cardozo concorda com a habilidade política do presidente da Câmara, mas acredita que seu nome à frente de algum ministério poderia gerar desavenças internas com os partidos da base governista.

“Toda vez que um partido cresce dentro do centrão, os outros querem crescer mais”, disse o comentarista, incluindo que mais um ministério para o PP poderia desencadear um desequilíbrio com outras siglas. “Esse tipo de situação é muito difícil em uma engenharia política”, finaliza.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lira em ministério ajudaria a articulação do governo? Assista a “O Grande Debate” no site CNN Brasil.

Efeito Lamine Yamal: Marrocos e Espanha disputam joias do Real Madrid

As seleções espanhola e marroquina disputam duas joias do Real Madrid B, mais conhecido como Castilla. Rachad Fettal e Thiago Pitarch estão na pré-convocação...

Arsenal fecha com estrela e Gabriel Martinelli pode perder posição

O Arsenal fechou a contratação de Eberechi Eze, ídolo do Crystal Palace e decisivo no primeiro título do clube em 31 anos. Os Gunners...

CBF cobra rigor da Conmebol por confusão em Independiente x La U

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se posicionou sobre a confusão ocorrida nessa quarta-feira (20/8), no estádio Libertadores de América, na Argentina, durante o...