Michael Schumacher, heptacampeão mundial de Fórmula 1, se acostumou a ser o grande centro das atenções na pista, mas desde dezembro de 2013, a vida do ex-piloto mudou completamente por conta de um acidente de esqui nos alpes franceses. Longe dos holofotes desde então, o alemão completa 56 anos nesta sexta-feira (3/1) em meio a muitas incertezas sobre seu estado de saúde.
O “Schumi” é um dos maiores pilotos da história do automobilismo, se não o maior, sendo junto a Lewis Hamilton o recordista de títulos mundiais da F1, com sete (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004), além de incríveis 91 vitórias. Por vezes, ele esteve de frente com a morte dentro de um carro de corrida, como quando estava logo atrás de Senna quando o brasileiro entrou no muro da curva Tamburello, ou quando quebrou a perna em um forte acidente em Silverstone, na Inglaterra, no ano de 1999, mas foi em uma estação de esqui, enquanto curtia as férias, que Schumacher viu sua vida mudar completamente.
Veja as fotos
Acidente nos alpes franceses
Em 29 de dezembro de 2013, Michael Schumacher e sua família foram até um resort de Meribel, nos alpes franceses, para esquiar em local que pouco tempo antes recebeu uma etapa do Mundial de Esqui. O alemão adorava o passeio, era quase um profissional e já estava habituado às pistas do local, se alternando em duas das mais difíceis.
Era domingo, por volta das 11h07 da manhã, no horário local, quando Schumacher acertou uma pedra e perdeu o controle, voando por cima de outra pedra, onde sua cabeça sofreu um grande impacto, a ponto de rachar o capacete.
Segundo o que Felipe Massa relatou em entrevista a Galvão Bueno, anos atrás, Schumacher estava esquiando com o filho Mick quando o namorado da outra filha, Gina, havia chamado os dois para ir por uma pista alternativa, da qual o piloto assegurou ser segura. Porém, ao ir na frente, Schumacher sofreu o acidente. O brasileiro foi um dos poucos que visitou pessoalmente o ex-companheiro de Ferrari depois da tragédia.
Logo depois do acidente foi constatado que Schumacher estava consciente, mas em estado de choque, sendo levado ao hospital mais próximo após 10 minutos da queda, em Moutier, 17 quilômetros do local da batida.
Os médicos relataram à época que Schumacher chegou em estado grave e que sua situação se deteriorou de maneira “incrivelmente rápida”. Ele apresentava lesões hemorrágicas difusas bilaterais.
À época, investigadores concluíram que Schumacher não estava esquiando de maneira veloz no momento do acidente e que estava a 4,5 metros da pista, prática comum entre os esquiadores mais experientes, como o alemão, justamente para encontrar neve mais fofa, o que aumentava o nível de dificuldade.
Estado de saúde
Depois de seis meses do acidente, Schumacher acordou do coma. Ele voltou para sua casa em Lake Geneva, na Suíça, depois de nove meses e vive lá desde então, tendo cuidado especial de sua família, principalmente da esposa, Corinna Betsch.
A família definiu uma porta-voz, Sabine Kehm, porém ela mantém as informações sobre sete chaves, bem como todos que têm acesso ao piloto. Felipe Massa, por exemplo, visitou o alemão e afirmou “ter noção” de como está o seu estado, mas nunca divulgou, a pedido da família.
Tudo o que se tem sobre o atual estado de saúde do heptacampeão são pistas pequenas. Em 2022, o ex-chefe de Schumacher na Ferrari, Jean Todt, revelou que Michael acompanhava o filho Mick Schumacher durante as corridas dele pela Haas, na Fórmula 1.
Um ano antes, Pietro Ferrari, vice-presidente da empresa automotiva, revelou em entrevista ao jornal italiano “Gazzetta dello Sport” que Schumacher perdeu a capacidade de fala: “Lamento que hoje falamos dele como se estivesse morto. Ele não está morto, está lá, mas não consegue se comunicar”, disse, na ocasião.
Também é de conhecimento público que Schumacher foi levado à França para realizar um tratamento com células-tronco, conforme noticiado pela imprensa europeia em 2019.
Recentemente foi revelado pelo jornal alemão “Bild”, que Michael fez sua primeira aparição pública desde o acidente de esqui, no casamento da filha Gina-Maria, em outubro de 2024. A jovem de 27 anos se casou com Iain Bethke em uma cerimônia na vila da família em Maiorca, na Espanha. A propriedade foi comprada em 2017 por 27 milhões de euros, quase R$ 163 milhões – o evento foi privado e foi proibida a entrada de celulares.
Fonte: Portal LEODIAS