Lula lamenta morte de Marina Colasanti: “Múltipla artista”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou nas redes sociais a morte da escritora ítalo-brasileira Marina Colasanti, de 87 anos, nesta terça-feira (28).

“Nesta terça-feira, 28 de janeiro, o Brasil perdeu a múltipla artista Marina Colasanti. Entre contos, poesias, crônicas e livros infanto-juvenis, construiu uma obra literária que cativou diferentes gerações de brasileiros de todas as idades. Ao longo de sua trajetória, Colasanti atuou como escritora, contista, jornalista, tradutora e artista plástica”, escreveu Lula.

“Ela se consolidou como uma das mais importantes profissionais da literatura nacional contemporânea, com um legado de mais de 70 obras. Recebeu diversos prêmios literários, como o Jabuti, um dos mais importantes do Brasil, em que foi contemplada sete vezes em diversas categorias. Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Marina Colasanti”, completou.

Quem foi Marina Colasanti

Marina Colasanti nasceu em 1937 em Asmara, capital da Eritreia. Ela veio para o Brasil aos 11 anos, em 1948, após ter passado períodos na Líbia e na Itália. Ela morava no Rio de Janeiro e deixa duas filhas, Fabiana e Alessandra.

Além de escritora, Marina era jornalista, tendo passado pela redação do “Jornal do Brasil”. O primeiro livro dela foi publicado em 1968.

“É uma das mais premiadas escritoras brasileiras, detentora de vários prêmios Jabutis, do Grande Prêmio da Crítica da APCA, do Melhor Livro do Ana da Câmara Brasileira do Livro, do prêmio da Biblioteca Nacional para poesia, de dois prêmios latino-americanos. Foi o terceiro prêmio no Portugal Telecom de Literatura 2011. Tornou-se hors-concours da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), após ter sido várias vezes premiada”, diz a biografia oficial da escritora.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula lamenta morte de Marina Colasanti: “Múltipla artista” no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Caio Blat segue na curadoria e Edson Celulari estreia na direção em Gramado

O Festival de Cinema de Gramado, em sua 53ª edição, ganhou novos contornos. Sob a curadoria do ator e diretor Caio Blat, ao lado...

Lexa doa enxoval da filha Sofia e procura bebê

Cinco meses após a perda da filha Sofia, fruto de seu relacionamento com Ricardo Vianna, a cantora Lexa compartilhou nas redes sociais uma iniciativa...

Caso Lucas Lucco: acusação de fraude também rende processo na esfera civil contra o cantor

Paralelamente à investigação criminal conduzida pelo 4º Distrito da Polícia Civil de Goiânia, que resultou no indiciamento do cantor Lucas Lucco nesta quarta-feira (16/7),...