Maranhense naturalizado vietnamita brilha na Copa do Sudeste Asiático

O Vietnã saiu em vantagem na final da Copa do Sudeste Asiático graças a mais uma grande atuação do atacante Nguyen Xuan Son, cujo nome de batismo é Rafaelson, nascido no Maranhão.

O brasileiro naturalizado vietnamita marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre a Tailândia, nesta quinta-feira (2), em Viet Tri. A partida de volta será no domingo (5), em Bangkok, e o Vietnã tem a vantagem do empate.

“Foi importante ganhar o jogo hoje, foi um jogo difícil”, disse Xuan Son, ou Rafaelson. “Tem mais 90 minutos pela frente. Jogamos, vencemos, mas ainda tem uma partida na Tailândia. Precisamos seguir focados e tentar vencer o próximo jogo”.

Veja os gols abaixo:

Cidadania veio às vésperas do torneio

Rafaelson chegou à marca de sete gols em quatro partidas pelo Vietnã desde que recebeu a cidadania em dezembro, cinco anos depois de chegar ao país para jogar pelo Nam Dinh.

Em sua estreia, ele marcou dois gols contra Myanmar na fase de grupos e balançou as redes mais três vezes nas duas partidas da semifinal contra Singapura.

Um maranhense artilheiro no Vietnã

Natural de Pirapemas, município maranhense de 15 mil habitantes, o atacante de 27 anos foi revelado pelo Vitória, onde chegou a fazer algumas partidas pelos profissionais.

De lá, Rafaelson seguiu para o Japão e a Dinamarca antes de desembarcar no Vietnã em 2019. Por lá, começou no Nam Dinh, passou por Da Nang e Bihn Dihn antes de voltar ao Nam Dinh em 2023.

O centroavante tem 52 gols marcados em 56 partidas com a camisa do clube. No total, já balançou as redes 79 vezes em seis temporadas na liga do Vietnã.

Revanche na final da Copa do Sudeste Asiático

Xuan Son/Rafaelson é o grande trunfo do Vietnã na busca pelo título da Copa do Sudeste Asiático. A final contra a Tailândia é uma reedição da decisão de 2022, quando os tailandeses foram hexacampeões.

O Vietnã, por sua vez, tem dois títulos: venceu em 2008 (batendo a própria Tailândia) e 2018.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Maranhense naturalizado vietnamita brilha na Copa do Sudeste Asiático no site CNN Brasil.

Menopausa precoce hereditária? Mãe e filha tiveram os mesmos sintomas

A professora aposentada Antônia Elizabeth Bonfim, de 64 anos, descobriu que estava na menopausa precoce aos 36 anos. Ela conta que os primeiros sinais...

Afeto artificial: como IAs estão mudando a forma de amar dos jovens

Conversar com chatbots e aplicativos que simulam relacionamentos deixou de ser curiosidade para se tornar parte da rotina de muitos adolescentes. Um estudo publicado...

O que Senna falou sobre Xuxa no 1º encontro com Adriane Galisteu

O documentário Meu Ayrton por Adriane Galisteu, da HBO Max, reacendeu a curiosidade do público sobre a vida pessoal de um dos maiores pilotos...