MEC reajusta salário de professores da educação básica acima da inflação

O governo federal reajustou nesta sexta-feira (31) o piso salarial de professores da educação básica para R$4.867,77, com jornada de 40 horas semanais.

O valor representa um crescimento de 6,27% na remuneração e está, portanto, acima da inflação no ano, que foi de R$4,83%. O reajuste é válido para professores da rede pública de ensino.

A portaria que redefiniu o piso foi publicada no Diário Oficial na União nesta sexta. Cada estado e município deve, agora, oficializar o valor por meio de norma própria, já que os salários são pagos pelas redes de ensino.

O reajuste é previsto pela Lei do Magistério e deve ocorrer, obrigatoriamente, todo mês de janeiro. De acordo com a norma, o piso é a base estabelecida para professores com formação em nível médio.

O novo mínimo é calculado por meio do percentual de crescimento do Valor Anual Mínimo por Aluno (VAF mínimo), publicado na terceira atualização do Fundeb.

Este conteúdo foi originalmente publicado em MEC reajusta salário de professores da educação básica acima da inflação no site CNN Brasil.

TJ mantém pena de 90 anos a dupla que matou adolescente na frente da mãe, em Rio Branco

A Justiça do Acre manteve a condenação dos presidiários Antônio Eules Souza Gama e Patrick Lima de Oliveira, sentenciados a quase 90 anos de...

Caso Vitória: Ministério Público denuncia Maicol por feminicídio

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) apresentou denúncia contra Maicol dos Santos, único suspeito preso pela morte da jovem Vitória Regina, de 17...

Caso Vitória: Perícia encontra material de 3ª pessoa no carro de Maicol

A perícia realizada no automóvel do principal suspeito de matar a jovem Vitória Regina de Sousa, Maicol Antônio Sales dos Santos, demonstrou a presença...