MEC reajusta salário de professores da educação básica acima da inflação

O governo federal reajustou nesta sexta-feira (31) o piso salarial de professores da educação básica para R$4.867,77, com jornada de 40 horas semanais.

O valor representa um crescimento de 6,27% na remuneração e está, portanto, acima da inflação no ano, que foi de R$4,83%. O reajuste é válido para professores da rede pública de ensino.

A portaria que redefiniu o piso foi publicada no Diário Oficial na União nesta sexta. Cada estado e município deve, agora, oficializar o valor por meio de norma própria, já que os salários são pagos pelas redes de ensino.

O reajuste é previsto pela Lei do Magistério e deve ocorrer, obrigatoriamente, todo mês de janeiro. De acordo com a norma, o piso é a base estabelecida para professores com formação em nível médio.

O novo mínimo é calculado por meio do percentual de crescimento do Valor Anual Mínimo por Aluno (VAF mínimo), publicado na terceira atualização do Fundeb.

Este conteúdo foi originalmente publicado em MEC reajusta salário de professores da educação básica acima da inflação no site CNN Brasil.

Veja a lista de séries canceladas e renovadas em 2025

Com a disponibilidade de tantas plataformas de streaming no mercado e a redução do tempo de produção graças a novas tecnologias, cada vez mais...

Power Couple Brasil: reality estreia com atividade ao vivo valendo prêmio

O Power Couple Brasil 7 estreia nesta terça-feira (29) com uma atividade especial ao vivo com os casais, que já disputam uma quantia em...

Novos Vingadores? Saiba o que esperar de “Thunderbolts*”

Da melancolia do sentimento de vazio sentido pelos personagens à muitas cenas de ação, “Thunderbolts*”, nova aposta do estúdio da Marvel, buscou entregar lutas...