Médico comenta gripe aviária após morte nos EUA: “Fundamental manter vigilância”

O departamento de Saúde da Louisiana confirmou a primeira morte humana por gripe aviária H5N1 na última segunda-feira (6). O surto atualmente no país atingiu dezenas de pessoas e milhões de aves e gado.

A vítima fatal era um homem de 65 anos e que possuia condições médicas subjacentes. Ele foi o primeiro hospitalizado, em 18 de dezembro, e constraiu o vírus por estar exposto a uma combinação de galinhas de quintal e aves silvestres, disseram as autoridades de saúde do estado.

“Embora o risco atual à saúde para o público em geral permaneça baixo, as pessoas que trabalham com aves, aves domésticas ou vacas, ou que têm exposição recreativa a elas, correm um perigo maior”, disse o departamento em comunicado.

O infetologista e pediatra Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunicações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), concorda com a agência. “Nesse sentido, é fuindamental manter a vigilância, especialmente de pessoas que lidam com gado e com aves […] para que os […] sintomas respiratórios sejam prontamente investigados, se trata-se ou não de um vírus aviário que está contaminando os seres humanos”, disse o especialista à CNN.

Transmissão, até o momento, se dá apenas entre animais e pessoas

Kfouri reforça que a transmissão do vírus influenza H5N1 entre humanos ainda não foi reportada, por isso a maior preocupação com quem tem contado com gado e aves. “O risco maior é quando um vírus adquire, através de mutações, a capacidade de transmissão entre pessoas”, pondera o médico. Como isso ainda não ocorreu, torna-se “impossível seu alastramento em larga escala”, esclarece.

Essa nova capacidade de infectar diferentes tipos de animais — no caso, passar de aves para mamíferos — é chamada pelos especialistas de “pulo de espécie”. O maior problema disso é que o fato de não estarmos acostumados a sermos infectados por esse agente. “Por ser um vírus que não afeta normalmente seres humanos, não há uma imunidade prévia e a doença tende a ser mais grave em pessoas que nunca foram expostas a um tipo de agente qualquer”, considera o infectologista.

Por enquanto, o epicentro do surto atual são os Estados Unidos, mas há casos também reportados em Portugal. Confira a íntegra do vídeo do médico:

Influenza A: o que é, sintomas e riscos

Este conteúdo foi originalmente publicado em Médico comenta gripe aviária após morte nos EUA: “Fundamental manter vigilância” no site CNN Brasil.

Amigos inseparáveis, Aline e Vinícius miram nas plantas e nas injustiças no BBB 25

Aline, policial militar de 32 anos, e Vinícius, promotor de eventos de 28, formam uma das duplas do BBB 25. Unidos por uma amizade...

BBB 25: Baiana arretada, Aline Patriarca é babado, confusão e gritaria

Com quase 274 mil seguidores antes mesmo de ser anunciada oficialmente no BBB 25, Aline Patriarca já chega ao reality com uma legião de...

PRTB vai mudar de nome? Entenda como funciona o processo

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) pretende mudar de nome e passar a se chamar “Brasileiro” até as próximas eleições gerais, em 2026. A...