Microplásticos podem bloquear fluxo sanguíneo cerebral, mostra estudo

Em um estudo inédito feito com ratos, cientistas da Universidade de Pequim, na China, rastrearam a presença de microplásticos no cérebro dos animais. A partir dos testes, os estudiosos detectaram que os materiais podem causar uma obstrução do fluxo sanguíneo cerebral nos ratinhos.

“Mostramos que os MPs circulantes são fagocitados e causam a obstrução dos capilares do córtex cerebral. Esses bloqueios, que são como trombos, podem causar redução do fluxo sanguíneo e anormalidades neurológicas em camundongos”, revela o artigo publicado na revista científica Science Advances nessa quarta (22/1).

Os pesquisadores usaram uma técnica de fluorescência para observar o que estava acontecendo nos cérebros dos camundongos através de uma “janela” transparente implantada cirurgicamente no crânio do animal. A técnica possibilita o rastreio dos microplásticos conforme eles se movem pela corrente sanguínea.

Agora, os cientistas tentam compreender o que os materiais podem causar dentro do corpo humano. Algumas pesquisas já mostraram que os micro e nanoplásticos menores chegam ao cérebro, fígado e rim de humanos. Um estudo de 2024 descobriu que pessoas com os plásticos em depósitos de gordura na artéria principal tinham mais probabilidade de sofrer ataque cardíaco, derrame ou até morrer.

Foto Macro de um monte de microplásticos - danos aos corpo humano
Microplásticos estão presentes em diversas atividades cotidianas dos seres humanos

O que são microplásticos?

Microplásticos são partículas de plástico com menos de 5 milímetros de comprimento. Eles podem ser encontrados em todos os lugares, do oceano profundo ao gelo da Antártida.

Além disso, se mostram presentes no ar, na água e na comida que os seres humanos consomem. As mini partículas podem até entrar na corrente sanguínea humana diretamente por meio de dispositivos médicos feitos de plástico.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Incêndio atinge hotel em que delegação do Remo estava hospedada

A delegação do Remo passou por um susto na madrugada dessa segunda-feira (10/11). O time paraense precisou deixar o hotel em que estava hospedado,...

Jogador de futebol de 18 anos morre após ser baleado

O jogador de futebol Wanderson Brandão de Sousa (jovem de blusa amarela na foto em destaque), de 18 anos, do Aragoiânia FC, morreu após...

STJD nega prescrição do caso Bruno Henrique; pena ainda será definida

Bruno Henrique é julgado, nesta segunda-feira (10/11), pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O jogador do Flamengo é acusado de envolvimento...