Ministério da Igualdade Racial e associação firmam acordo contra racismo

Na manhã desta sexta-feira (17), o Ministério da Igualdade Racial e a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o desenvolvimento, em conjunto, de uma campanha nacional de combate ao racismo e à intolerância religiosa. A assinatura ocorreu no galpão da Ação da Cidadania, localizado no bairro Santo Cristo, no Rio de Janeiro (RJ).

O evento contou com a presença da ministra Anielle Franco, do diretor-executivo da Amobitec, André Porto, e de representantes das empresas associadas, que reforçaram o compromisso com iniciativas que promovam igualdade e inclusão no setor de mobilidade.

A ação envolverá a criação e difusão de mensagens direcionadas a motoristas e entregadores parceiros, além dos usuários dos aplicativos de transporte individual de passageiros e de mercadorias.

A ministra Anielle Franco destacou o caráter estratégico e amplo do trabalho do Ministério.

“Nós somos muito transversais, então pensar esses trabalhadores, pensar os usuários, pensar os aplicativos, pensar em cada espaço que a gente puder chegar para combater o racismo no nosso país, assim a gente vai fazer”, disse a ministra.

André Porto, diretor executivo da Amobitec, ressaltou o alcance das campanhas educativas que serão promovidas.

“Hoje, você tem milhões de usuários dos aplicativos, milhões de motoristas e entregadores cadastrados. Segundo um estudo recente do Sebrap [Serviço Brasileiro de Aprendizagem Profissional], realizado a pedido da Amobitec, cerca de 70% desses profissionais são considerados pretos, negros ou pardos. Levar informação e indicar os meios para que eles possam recorrer em caso de racismo ou intolerância religiosa é fundamental”, afirmou.

A Amobitec reúne empresas líderes no desenvolvimento de soluções tecnológicas para transporte de pessoas e bens, incluindo plataformas como Amazon, iFood, Uber, Buser, Zé Delivery e 99.

A ministra também reforçou o papel do Ministério na construção de uma sociedade mais consciente.

“A gente só vai sossegar e parar, quando a gente, de fato, disser que isso é exceção e não regra. E para isso, o letrar, o educar, estar presente, dar visibilidade é importantíssimo e assim a gente fará”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministério da Igualdade Racial e associação firmam acordo contra racismo no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Após 17 dias internado, Bolsonaro deve iniciar alimentação via oral

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve começar a alimentação via oral, após 17 dias de internação, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (28). Ele...

Gloria Maria já foi impedida de visitar amigo por ser negra

Uma das noites mais dolorosas da vida de Gloria Maria aconteceu em 2 de junho de 1980, na recepção do Rio Othon Palace Hotel, na Avenida...

Com inscrições em julho, CNU 2 tem provas previstas para duas datas

Os interessados em participar da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) podem se inscrever em julho, em uma data ainda não informada. Ao...