Ministro Alexandre de Moraes nega devolução de passaporte e Bolsonaro não vai à posse de Trump

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para comparecer à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, na próxima segunda-feira. Moraes seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que defendeu a recusa da solicitação, porque envolveria apenas um “interesse privado”.

Bolsonaro está com passaporte apreendido desde fevereiro, por determinação de Moraes, devido à investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. Ele foi indiciado neste caso em novembro, mas nega as acusações.

Na semana passada, o ex-presidente apresentou ao STF um convite para a cerimônia de posse de Trump e solicitou autorização para o deslocamento. Inicialmente, Moraes determinou a comprovação do convite, já que foi apresentado apenas um e-mail.

Na segunda-feira, a defesa de Bolsonaro afirmou ao ministro que o convite era o próprio e-mail, e apontou que o endereço que enviou a mensagem é utilizado pela organização do evento.

Moraes também determinou a manifestação da PGR sobre o caso. Na quarta-feira, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que o pedido “esbarra na falta de demonstração pelo requerente de que o interesse público que determinou a proibição da sua saída do país deva ceder, no caso, ao interesse privado do requerente de assistir, presencialmente, à posse do Presidente da República do país norte-americano”.

“A viagem desejada pretende satisfazer interesse privado do requerente, que não se entremostra imprescindível. Não há, na exposição do pedido, evidência de que a jornada ao exterior acudiria a algum interesse vital do requerente, capaz de sobrelevar o interesse público que se opõe à saída do requerente do país”, pontuou o procurador-geral.

Gladson manda reduzir gastos com diárias, passagens, combustíveis, terceirizadas, energia e mais

O governador Gladson Cameli determinou que todos os secretários de estado no Acre reduzam gastos com empresas terceirizadas, diárias e passagens, locação de veículos...

TCE deve apurar até março como emendas de deputados e vereadores são aplicadas no Acre, decide STF

O ministro Flávio Dino (STF) marcou audiência para março para apresentação de resultados de uma fiscalização determinada por ele próprio nas emendas destinadas pelos...

Com secretários municipais, Mailza amplia política de assistência social em todo o Acre

A vice-governadora Mailza Assis recebeu na tarde desta quinta-feira, 23, em Rio Branco, secretárias e secretários municipais de Assistência Social de todo o estado...