Morre a atriz britânica Joan Plowright aos 95 anos

Morre a atriz britânica Joan Plowright aos 95 anos

A atriz Joan Plowright, vencedora de dois Globos de Ouro e um Tony Awards, morreu aos 95 anos, informou sua família na sexta-feira (17). A britânica fez sua estreia nas telas em “Moby Dick” de 1956, antes de ganhar maior reconhecimento na adaptação cinematográfica de 1960 de “O Anfitrião” ao lado de Laurence Olivier, com quem se casou mais tarde.

Durante sua longa carreira no teatro e no cinema, Plowright também recebeu indicações para um Oscar, um Emmy e dois prêmios Bafta. Outros filmes em que ela estrelou incluem “Um Sonho de Primavera”, “Chá com Mussolini”, “101 Dálmatas” e “Afogando em Números”. Ela se aposentou da atuação em 2014.

Plowright faleceu pacificamente na quinta-feira (16), cercada por sua família, de acordo com um comunicado da família relatado pela BBC e outros meios de comunicação britânicos.

“Ela desfrutou de uma longa e ilustre carreira no teatro, cinema e TV por mais de sete décadas até que a cegueira a fizesse se aposentar”, disse o comunicado. “Estamos muito orgulhosos de tudo o que Joan fez e de quem ela era como ser humano amoroso e profundamente inclusivo.”

Em um documentário da BBC de 2018, Plowright relembrou de interpretar a personagem Beatie Bryant na produção teatral “Roots” de 1959 e a rara emoção daquela época de ser a protagonista feminina.

“Beatie é o centro das atenções, o centro da história, em vez de estar ao lado, a parte da decoração, o apoio”, disse Plowright. “A mulher está absolutamente no centro disso e é essa sensação de euforia, exaltação quando você sabe que está no comando.”

Saiba quais foram os filmes mais pesquisados em 2024

Este conteúdo foi originalmente publicado em Morre a atriz britânica Joan Plowright aos 95 anos no site CNN Brasil.