MPF aciona governo federal por conflito em terra indígena na Amazônia

O Ministério Público Federal deu 15 dias para que a Polícia Federal, Ibama, Funai e Ministério dos Povos Indígenas inicie ações de fiscalização contra a invasão de terras indígenas na Aldeia Capivara, localizada em Autazes, no Amazonas.

Questionados pela CNN, as quatro instituições ainda não responderam quando vão iniciar os trabalhos.

A medida é uma resposta a denúncias de “conflitos relacionados à ocupação de terras em uma área de várzea” nas proximidades do local, que se tornou um ponto de tensão na Amazônia.

No caso específico da Aldeia Capivara, um fazendeiro introduziu búfalos na área. O que, segundo o procurador Eduardo Jesus Sanches, ameaça os indígenas e compromete as atividades tradicionais de pesca.

O país enfrenta uma escalada de conflitos em áreas indígenas de diferentes regiões do país. Recentemente, cinco pessoas foram baleadas, entre elas duas crianças, durante um ataque a indígenas Avá-Guarani, durante disputa de terra na região oeste do Paraná.

Esse foi o quarto ataque sofrido pela comunidade em uma semana, intensificando o clima de tensão no local.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que aumentou em 50% o efetivo da Força Nacional na região após os ataques contra as comunidades indígenas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em MPF aciona governo federal por conflito em terra indígena na Amazônia no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Palmeiras se isola como visitante com mais vitórias na Neo Química

Palmeiras venceu o Corinthians na Neo Química Arena pela 7ª rodada do Campeonato Paulista Fonte: Metrópoles

Com 4 desfalques, Flamengo divulga relacionados para encarar o Vitória

Publicação do clube no Instagram trouxe uma lista extensa de atletas à disposição do técnico Filipe Luís, mas chamou atenção pelas ausências Fonte: Metrópoles

Depay assume responsabilidade por pênalti perdido contra o Palmeiras

Durante clássico entre Corinthians e Palmeiras, Memphis Depay escorregou e desperdiçou pênalti. Jogador se desculpou nas redes sociais Fonte: Metrópoles