Mulher de Martinho da Vila abre fazenda do artista para visitação; veja

O Instituto Cultural Martinho da Vila, localizado na fazenda onde o músico Martinho da Vila, 86, nasceu e passou parte da infância, será aberto a visitação a partir de 12 de fevereiro, aniversário do artista. O local terá o objetivo de honrar e preservar o legado de um dos maiores nomes da música brasileira.

O espaço, localizado em Duas Barras, no interior do Rio de Janeiro, tem presidência de Cléo Ferreira, esposa do cantor. Ela explica que o Instituto foi concebido como um projeto baseado em três pilares: a preservação da memória histórica, o fortalecimento da cultura popular regional e a inclusão social na zona rural.

“O Instituto Cultural Martinho da Vila é muito mais do que um espaço de memória, ele é um presente para Duas Barras e para toda a região serrana do Norte Fluminense. Aqui, celebramos a história de Martinho, além de ser uma ponte para entender o presente e lançar luz sobre o futuro, precisamos revisitar a importância do passado. A Fazenda Cedro Grande é um símbolo de pertencimento e um lugar onde todos podem se sentir dentro da história do artista, conectando-se com suas raízes”, enfatizou a presidente em comunicado enviado à CNN.

A abertura do ICMV marcará não apenas o aniversário de Martinho da Vila, mas também o início de uma nova etapa para o Instituto, que se estabelece como um espaço de preservação e memória, aberto ao público e à história do Brasil. O evento em 12 de fevereiro será restrito a convidados, mas a partir do dia 13, poderá ser visto por todo o público.

“Eu vim ao mundo pelas mãos de uma parteira em Duas Barras, num quartinho da casa sede da Fazenda Cedro Grande, onde meu pai, Josué Ferreira, e minha mãe, Tereza de Jesus Ferreira, trabalhavam como caseiros”, explicou Martinho da Vila.

“De lá, aos quatro anos de idade, mudamos para a Serra dos Pretos Forros, também chamada de Morro da Boca do Mato. Anos após, eu voltei à minha cidade natal, a casa em que eu havia nascido estava à venda, comprei e doei para a criação de um Instituto Cultural, o ICMV, inicialmente para oficinas culturais e de alfabetização de adultos e hoje, aberto para visitação pública, onde preservamos um pouco da minha história e gostaria de compartilhar com todos, sejam bem-vindos!”, conclui.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mulher de Martinho da Vila abre fazenda do artista para visitação; veja no site CNN Brasil.

Homem é preso ao manter ex-namorada grávida em cárcere privado em SP

Uma mulher grávida de oito meses foi sequestrada pelo ex-namorado e mantida em cárcere privado por dois dias em Itirapina, cidade localizada no interior...

Médica explica perigos do uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento

Novos concorrentes nacionais de medicamentos emagrecedores como Ozempic, Wegovy e Mounjaro chegam às farmácias brasileiras nesta segunda-feira (4). Em entrevista à CNN, a endocrinologista Deborah...

Vídeo: Vulcão na Rússia entra em erupção após 600 anos

O vulcão Krasheninnikov, localizado na região de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, entrou em erupção pela primeira vez em 600 anos. Esse fenômeno pode...