“Não há letalidade que justifique câmera corporal”, diz secretário de Nunes

O Secretário Municipal de Segurança Urbana da cidade de São Paulo, Orlando Morando, disse ser contra o uso de câmeras corporais por parte dos agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) da capital paulista, nesta terça-feira (21).

“Não há letalidade que justifique câmeras corporais”, disse em conversa com jornalistas após a formatura de 500 novos agentes da GCM.

“Considero uma polêmica desnecessária”, complementou.

No fim do ano passado, o Supremo Tribunal Federal determinou o uso obrigatório dos equipamentos por parte de policiais militares do Estado que atuam na capital paulista.

A determinação veio em meio à uma escalada nos casos de violência policial em São Paulo.

Quando questionado sobre essa questão, Morando disse que o Supremo deixou “claro” que a determinação é apenas para os policiais militares e não envolve agentes de outras esferas.

De acordo com ele, não é a GCM “que se mostrou com alta letalidade”.

Essa não é a primeira vez que Morando se coloca contra o uso do equipamento.

Mais cedo, nesta terça-feira (21), o Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (GAESP) expediu um ofício, pedindo que o secretário esclareça, ao Ministério Público de São Paulo, o teor das declarações feitas anteriormente sobre o tema.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Não há letalidade que justifique câmera corporal”, diz secretário de Nunes no site CNN Brasil.

Congresso deve instalar nesta terça comissão sobre MP alternativa ao IOF

O Congresso Nacional deve instalar nesta terça-feira (15) a comissão mista sobre a medida provisória (MP) em alternativa ao aumento do IOF (Imposto sobre...

Vasco tem retrospecto positivo contra equipes equatorianas; veja histórico

Depois de encerrar o Grupo G na segunda colocação, o Vasco entra em campo nesta terça-feira (15), pelos playoffs para as oitavas de final...

Mega-Sena 2888: sorteio desta terça (15) pode pagar R$ 46 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza nesta terça-feira (15) o concurso 2.888 da Mega-Sena. Sem vencedores no 2.887, a loteria acumulou o prêmio total e pode...