A advogada Soraia Mendes e o professor de Direito Constitucional Clever Vasconcelos discutiram, nesta terça-feira (14), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o novo comando da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) irá fortalecer o governo federal.
Nesta terça, o publicitário Sidônio Palmeira foi empossado como novo ministro. Além da comunicação do Palácio do Planalto, Sidônio irá coordenar o grupo de assessores dos ministérios que compõem o governo.
Palmeira, criticou a “cortina de fumaça” e a “mentira” que seria fomentada em plataformas digitais por membros da extrema direita. De acordo com o chefe da pasta, isso impossibilita que a comunicação do governo chegue para toda a população.
Para Mendes, não é possível afirmar que a comunicação do Executivo será fortalecida até que ela seja testada com a nova gestão.
“A forma como o novo ministro vai se comunicar ou utilizar a comunicação até a ponta com essas políticas todas, eu acho que temos que esperar para ver como vai acontecer e se vai acontecer”, disse a advogada.
Vasconcelos, por sua vez, acredita que a economia é um fator que impacta na comunicabilidade das informações, e que o governo deve utilizá-la sem um “aspecto de convencimento”.
“Eu entendo que o aspecto da comunicação está umbilicalmente ligado com o aspecto da economia”, disse o professor.” A comunicação é exigível no aspecto de informação, não de convencimento. Aí há a distinção entre publicidade e propaganda”, finalizou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Nova comunicação fortalece governo? Assista a “O Grande Debate” no site CNN Brasil.
Fonte: CNN