Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20), em uma cerimônia no interior do Capitólio, sede do Congresso americano, na capital Washington, D.C., devido ao frio.
Por mais que haja uma série de tradições e ritos adotados para essa solenidade, a Constituição dos EUA exige apenas que a pessoa eleita leia um texto, que também está determinando na Carta Magna do país.
O juramento geralmente é administrado pelo presidente da Suprema Corte, mas esse é um costume e não uma obrigação em si.
No caso do vice-presidente, o texto é o mesmo desde 1884, e também serve para senadores, deputados e outros funcionários públicos federais.
O que o presidente eleito lê no juramento de posse nos EUA?
A Constituição dos Estados Unidos determina que o presidente eleito repita o seguinte texto:
“Juro solenemente (ou afirmo) que executarei fielmente o cargo de Presidente dos Estados Unidos e, com o melhor de minha capacidade, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos”.
Juramento do presidente eleito dos Estados Unidos
O que o vice-presidente eleito lê no juramento de posse nos EUA?
O texto lido pelo vice-presidente dos EUA na posse é um pouco maior. Veja:
“Juro solenemente (ou afirmo) que apoiarei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos contra todos os inimigos, estrangeiros e nacionais; que terei verdadeira fé e lealdade à mesma; que assumo esta obrigação livremente, sem qualquer reserva mental ou propósito de evasão; e que cumprirei bem e fielmente os deveres do cargo no qual estou prestes a assumir: juro por Deus [em tradução livre]”.
Posse de Trump
A posse presidencial nos EUA é planejada pelo Comitê Conjunto do Congresso para Cerimônias de Posse(JCCIC). Os eventos incluem a cerimônia de posse, o discurso inaugural e o desfile presidencial.
O republicano retorna à Casa Branca após vencer a vice-presidente Kamala Harris nas eleições americanas de 4 de novembro.
Este conteúdo foi originalmente publicado em O que o presidente dos EUA lê no juramento de posse? no site CNN Brasil.