Pacheco: Estamos passando por um período de “obscurantismo” e “saudosismo”

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quinta-feira (23) que o cuidado com a democracia deve ser “constante” e destacou que estamos passando por um período de “obscurantismo” e “saudosismo” por eventos do passado prejudiciais à democracia.

“A preservação e o cuidado com a democracia devem ser constantes, com uma vigilância das instituições, dos Poderes e da sociedade em torno de um tema que é sensível hoje. Estamos vivendo tempos incertos, muito sombrios, de certo obscurantismo e de um saudosismo de coisas do passado que foram muito ruins para a humanidade”, afirmou Pacheco.

As declarações foram feitas durante o Lide Brazil Economic Forum, realizado em Zurique, na Suíça. Pacheco participou do evento de forma virtual.

O presidente do Senado também destacou que os Poderes e as autoridades precisam unir esforços para combater qualquer tentativa de retrocesso democrático.

“É muito importante que as pessoas responsáveis deste país possam se unir para fazer o enfrentamento devido de combate a esse retrocesso democrático que muitos ainda tentam fazer no Brasil e no mundo”, complementou.

Pacheco afirmou que o Congresso Nacional está comprometido com a qualificação dos gastos públicos e o combate aos privilégios, ressaltando que essas medidas são essenciais para enfrentar os desafios econômicos do país.

“Nós temos enormes desafios no Brasil, muitas dificuldades, mas nós somos capazes de superá-las. [O Congresso Nacional] seguramente é capaz de entregar, a partir do momento que priorizar isso, a qualificação do gasto público, a qualificação do orçamento público que medique e combata privilégios”, complementou Pacheco.

Ele ainda destacou que o foco do Legislativo em 2025 será a busca pelo equilíbrio fiscal, conciliando o novo sistema de arrecadação com um modelo de gastos mais eficiente e alinhado aos interesses da população.

“Não tenho dúvida que o ano de 2025 será um ano pautado nessa lógica, a partir do momento que se entrega um novo sistema de arrecadação, também [se entregue] um novo sistema de gastos que atenda os interesse da população e que no final das contas confira o equilíbrio fiscal que nós precisamos”, disse Pacheco.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pacheco: Estamos passando por um período de “obscurantismo” e “saudosismo” no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Israel ordena que famílias palestinas se desloquem no sul de Gaza

As forças israelenses ordenaram que dezenas de famílias palestinas no sul da Faixa de Gaza deixassem suas casas, na primeira mobilização forçada desde o...

Por que os esforços de Trump pela Groenlândia escalaram tão rápido? Entenda

Ao voltar para casa neste mês após um prolongado recesso de Natal em Palm Beach, o presidente Donald Trump ficou momentaneamente surpreso quando um...

Tânia Maria sobre amizade com Wagner Moura: “Não sei se ele é meu filho”

A atriz Tânia Maria, 79, descreve a relação com Wagner Moura, seu parceiro de cena em “O Agente Secreto”, como um vínculo que ultrapassa...