Perigo na web: Dentista alerta sobre os riscos do uso de resina caseira nos dentes

Nos últimos meses, diversos vídeos compartilhados em redes sociais, como o TikTok, mostrando pessoas recorrendo a materiais caseiros para substituir ou consertar dentes de forma improvisada tem viralizado. Pensando nisso, o portal LeoDias entrevistou a cirurgiã-dentista Ianara Pinho com o intuito de explicar sobre os possíveis riscos da prática.

“Esses materiais são bolinhas plásticas, feitas de um material termoplástico que, quando colocado em água quente, se torna maleável. As pessoas têm propagado que ele pode ser moldado e utilizado para substituição ou restauração de dentes sem a necessidade de procurar um dentista”, explica Ianara.

Veja as fotos

Reprodução (Tiktok)
Reprodução (Tiktok)
Reprodução (Tiktok)
Reprodução (Tiktok)
Reprodução (Tiktok)
Reprodução (Tiktok)

Um dos fatores que agrava a situação é a facilidade de acesso a esses produtos mencionados nos vídeos. “São materiais vendidos livremente, e muitas pessoas acreditam que eles são seguros. Porém, esses produtos não possuem qualquer certificação odontológica e não foram desenvolvidos para uso na saúde bucal”, alerta a especialista.

Inara também explica sobre os riscos à saúde bucal devido ao uso deste material. “Como é um plástico, ele não tem boa aderência aos dentes. Qualquer mordida ou movimento pode fazer com que o material se descole rapidamente”, afirma. “Não é possível usar fio dental ou escovar corretamente, porque o material fica preso no dente ao lado, acumulando sujeira e aumentando o risco de cáries e inflamações”, explica.

“Quem utiliza essas resinas faz o ajuste com os dedos, o que pode deixar o dente na altura errada ou mal adaptado. Isso gera sobrecarga na mastigação e pode causar dores ou outros problemas bucais”, acrescenta.

A dentista ainda reforça que apenas profissionais qualificados devem realizar procedimentos de restauração ou substituição de dentes. “Os materiais usados por dentistas são desenvolvidos com tecnologia específica para garantir segurança, durabilidade e adaptação perfeita. Além disso, o dentista possui o conhecimento e as ferramentas adequadas para moldar, ajustar e fixar os materiais de forma correta, respeitando a anatomia e a funcionalidade dos dentes”, explica.

Embora a fragilidade do material faça com que ele se desloque rapidamente, a prática não é recomendada em nenhuma circunstância. “Ele não tem as características de um material odontológico profissional. Além de ser ineficaz, pode mascarar problemas mais sérios e dificultar o tratamento no futuro”, conclui a especialista.



Fonte: Portal LEODIAS

Papa Leão XIV se encontra com JD Vance e Marco Rubio no Vaticano

O papa Leão XIV se encontrou nesta segunda-feira (19) com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, e com o secretário de Estado dos...

Entenda a teoria de Einstein que pode explicar voo estranhos de Ovnis

O ex-comandante do Programa de Identificação de Ameaças Aeroespaciais Avançadas (AATIP) dos Estados Unidos, Luis Elizondo, afirma em seu novo livro que a teoria...

“Garota do Momento”: Juliano acusa Clarice de assassinato e Bia passa mal

Em “Garota do Momento”, a polícia irá confirmar a morte de Valéria (Julia Stockler) para Arlete (Bete Mendes) após encontrar o seu cordão. Diante...