Pesquisa: Brasileiros se dividem ao opinar se Bolsonaro tentou dar golpe

Os brasileiros estão divididos ao opinarem se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou dar um golpe de Estado após o resultado da eleição presidencial de 2022. É o que aponta um levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira (15).

Para 45,6%, Bolsonaro tentou dar um golpe de Estado no país. Por outro lado, 44,4% não acreditam na hipótese. Outros 10,0% não souberam ou não responderam ao questionamento (confira os detalhes no gráfico abaixo).

Foram ouvidos 2.018 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 7 e 10 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Dentre os entrevistados, 93,6% afirmaram ter tomado conhecimento quanto à investigação contra Bolsonaro, ante 6,4% que disseram desconhecer a apuração.

Processo

O instituto constatou também que 44,8% dos brasileiros considera justo o processo contra Bolsonaro pela tentativa de golpe. Em contrapartida, 42,6% acreditam que o inquérito é injusto. Outros 12,6% não souberam ou não responderam à pergunta (veja os detalhes no gráfico abaixo).

Indiciamento

Bolsonaro foi indiciado por tentativa de golpe de Estado pela Polícia Federal (PF) em novembro passado. Na ocasião, Foram atribuídos os seguintes crimes ao ex-mandatário.

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Organização criminosa.

O ex-presidente já havia sido indiciado por organização criminosa nos inquéritos das joias sauditas e da fraude do cartão de vacina da Covid-19.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pesquisa: Brasileiros se dividem ao opinar se Bolsonaro tentou dar golpe no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Acordo sobre Itaipu com Paraguai vai ser resolvido até 2026, diz diretor

O acordo entre Brasil e Paraguai que envolve a tarifa da hidrelétrica Itaipu Binacional “já está dado” e o processo estará resolvido até o...

Bolsonaro tem até 20h34 desta sexta para explicar risco de fuga a Moraes

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem até as 20h34 de sexta-feira (22) para entregar ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo...

Tata Werneck repreende ator por exposição: “Perdeu uma amiga”

Tata Werneck demonstrou não estar satisfeita ao ter sua conversa particular com o Paulo Ferreira divulgada pelo ator. Na publicação aberta de Paulo, ele mostrava um...