Pesquisa: desaprovação do governo Lula cresce entre nordestinos e lulistas

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu entre nordestinos e eleitores que votaram em Lula no segundo turno da eleição presidencial de 2022, segundo levantamento do instituto PoderData divulgado nesta quarta-feira (29).

A pesquisa aponta que 51% dos nordestinos aprovam o governo Lula, ante 43% que o desaprovam. Esse é o maior índice de rejeição na região desde o início do terceiro mandato de Lula à frente da Presidência da República, em janeiro de 2023 (veja os detalhes no gráfico abaixo).

Foram ouvidas 2.500 pessoas entre os dias 25 e 27 de janeiro em todas as unidades federativas, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.

Na eleição presidencial de 2022, Lula obteve 69,34% dos votos válidos no Nordeste, tradicional reduto petista.

Lulistas

A desaprovação ao governo petista também avançou entre os eleitores que optaram por Lula ao invés de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições de 2022, atingindo 23% (ante 18% em dezembro passado).

O índice de aprovação ao governo Lula neste estrato recuou cinco pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, saindo de 78% para 73% (confira os detalhes no gráfico a seguir).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pesquisa: desaprovação do governo Lula cresce entre nordestinos e lulistas no site CNN Brasil.

Neymar Jr. e Bruna Biancardi compartilham os primeiros registros da chegada de Mel

Neymar Jr. e Bruna Biancardi celebram a chegada da filha Mel, nascida na madrugada deste sábado (5/7), e encantam fãs ao compartilharem os primeiros...

Descubra 4 fatores que podem causar taquicardia após as refeições

Sentir o coração acelerar logo após uma refeição pode parecer estranho, mas acontece. Conforme a cardiologista Lívia Sant’Ana, com atuação nas áreas de nutrologia...

Por que idosos perdem a fome com o passar dos anos? Especialistas revelam

A falta de apetite em idosos é uma situação comum, mas que exige atenção. Embora seja parte do processo de envelhecimento, essa condição pode...