Planalto começa a receber obras de arte restauradas após serem danificadas no 8/1

O Palácio do Planalto começou a receber nesta segunda-feira (6) parte das obras que foram danificadas durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Os itens passaram por processos de restauração ao longo dos últimos meses.

Já foram entregues a tela “As Mulatas”, de Emiliano Di Cavalcanti; uma escultura em madeira, de Frans Krajcberg; e a escultura em bronze “O Flautista”, de Bruno Giorgi.

Os itens fazem parte do total de 21 obras que foram restauradas no Palácio da Alvorada e na Suíça. Os objetos serão apresentados durante a cerimônia em memória aos dois anos dos atos antidemocráticos, marcada para quarta-feira (8) no Planalto.

O ato terá participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante o evento, cinco alunos do Projeto de Educação Patrimonial entregarão ao presidente réplicas da tela “As Mulatas” e da ânfora que foi destruída nos ataques.

Além disso, um dos itens reintegrados ao Planalto será o relógio do século 17, que foi restaurado na Suíça sem custo para o governo brasileiro.

A cerimônia também terá presença de autoridades, que se reunirão no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Ainda deve ser realizado o chamado “Abraço da Democracia”, na Praça dos Três Poderes.

Segundo o Planalto, o ato é simbólico e terá participação do presidente Lula e de outras autoridades. Foram convidados ministros do Executivo, membros do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Planalto começa a receber obras de arte restauradas após serem danificadas no 8/1 no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Venezuela declara ex-presidentes latino-americanos como “persona non grata”

A Assembleia Nacional da Venezuela declarou nesta terça-feira (7) vários ex-presidentes latino-americanos como “persona non grata” devido à interferência nos assuntos venezuelanos. “Se eles ousarem...

8/1: ato preserva memória ou alimenta polarização? Assista a “O Grande Debate”

A jornalista e ex-senadora Ana Amélia Lemos e o advogado e professor de Direito Constitucional Alessandro Soares discutiram, nesta terça-feira (7), em O Grande...

Los Angeles declara estado de emergência; incêndio força 30 mil pessoas a deixarem suas casas

A cidade de Los Angeles declarou estado de emergência e terá todos os recursos à disposição, disse Marqueece Harris-Dawson, presidente do Conselho Municipal de...