Preço dos alimentos: de quem é a culpa? Assista a “O Grande Debate”

Os comentaristas Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo discutiram, nesta terça-feira (28), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), quem seria o responsável pelo aumento no preço dos alimentos no Brasil.

O Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pela PiniOn, mostra que a confiança do consumidor recuou em janeiro com o aumento dos preços dos alimentos.

O indicador alcançou 102 pontos, registrando uma queda de 1% em relação a dezembro e decaindo 2,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Para Coppolla, a inflação tem como uma das causas o aumento do dólar, que tem como culpado o governo federal.

“Grande parte da responsabilidade pela alta do dólar em 2024 é do governo Lula”, disse Coppolla. “Lula recebeu o Brasil com as contas no azul, o real em alta e a inflação em queda, mas em menos de dois anos conseguiu virar o país do avesso”, complementou.

“Na pandemia, o Lula culpava ex-presidente [Jair] Bolsonaro pelo aumento de preços, mas agora, como presidente, sem pandemia nenhuma, ele se exime de qualquer responsabilidade “, continuou.

Já Cardozo acredita que o clima e dólar são responsáveis por aumento de preços.

“Os economistas são claros a apontar várias causas [para aumento dos preços dos alimentos], mas duas principais: uma é a questão climática, que por certo não depende do governo nem do Lula”, disse o comentarista.

“O outro fato ré o dólar, porque o dólar na sua elevação aumenta efetivamente os insumos que são comprados para a sua produção. Então aí você acaba tendo esses dois fatores gerando isto “, adicionou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Preço dos alimentos: de quem é a culpa? Assista a “O Grande Debate” no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

STF restabelece prisão do ex-secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) restabeleceu, nesta quinta-feira (1º), a prisão preventiva de Allan Turnowski, ex-secretário de Polícia Civil do Rio...

Partidos com vagas na Esplanada deram 44% das assinaturas na CPI do INSS

Partidos com representação na Esplanada dos Ministérios deram cerca de 44% das assinaturas do requerimento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar fraudes...

Miguel Falabela é afastado de peça por problemas de saúde: “Coisas da vida”

Em vídeo postado no Instagram nesta quinta-feira (2º), Miguel Falabella, 68, informou que precisou se afastar da peça “Uma Coisa Engraçada Aconteceu a Caminho do...