Primeiras medidas de Trump dividem americanos, diz pesquisa Reuters/Ipsos

Os norte-americanos estão divididos na avaliação das primeiras medidas deste início de segundo mandato de Donald Trump nos Estados Unidos, que começou há uma semana.

No geral, 45% dos norte-americanos aprovam o desempenho de Trump como presidente, um pouco abaixo dos 47% aferidos em levantamento feito em 20 e 21 de janeiro, segundo Pesquisa da Reuters/Ipsos. A parcela dos que desaprovam foi um pouco maior, 46%, em relação aos 39% da rodada anterior.

O levantamento aponta que o reforço das políticas de deportação e a redução do tamanho do governo encontram apoio junto ao eleitorado. Cerca de 48% dos norte-americanos aprovam a abordagem de Trump com relação à imigração, em comparação a 41% que a desaprovam.

Segundo a pesquisa, Trump tem níveis significativos de apoio para o congelamento de contratações na maioria dos escritórios federais, com 49% dos entrevistados a favor, incluindo 80% dos republicanos e 43% dos democratas.

Em contrapartida, a mudança do nome do Golfo do México para “Golfo da América” e o fim da cidadania de nascença não tem apoio da maioria da população. O fim da prática de longa data do país de conceder cidadania a crianças nascidas nos EUA, mesmo que nenhum dos pais tenha status legal de imigração, tem posição contrária de 59% dos entrevistados, incluindo 89% dos democratas e 36% dos republicanos.

Na semana passada, um juiz federal impediu temporariamente que o governo Trump promovesse mudanças na cidadania de nascença, mas a Casa Branca prometeu continuar lutando.

Sobre a mudança do nome do Golfo do México, 70% dos entrevistados se opõem à mudança do nome para “Golfo da América”, ação determinada por Trump em seu primeiro dia no cargo. Apenas 25% dos entrevistados apoiaram a ideia, e o restante disse não ter opinião sobre o assunto.

Custo de vida

Uma possível fonte de preocupação para a equipe política de Trump pode ser a sensação ainda esmagadora de que o aumento dos preços continua indomável.

Cerca de 50% dos participantes da pesquisa disseram que o país está no caminho errado em relação ao custo de vida, em comparação com 25% que disseram que o país está indo na direção correta. Os demais disseram não saber ou não responderam à pergunta.

Políticas de igualdade e diversidade

Cerca de 59% dos entrevistados, incluindo 30% de republicanos, disseram ser contrários às medidas de Trump para acabar com os esforços federais de promoção da contratação de mulheres e membros de grupos raciais minoritários.

Questionados especificamente sobre decisão de Trump de fechar todos os escritórios federais de diversidade, equidade e inclusão, ou DEI, os entrevistados se dividiram de forma mais equilibrada, com 51% dos entrevistados posicionando-se contra e 44% a favor.

A pesquisa Reuters/Ipsos, realizada online nos EUA entre 24 e 26 de janeiro, entrevistou 1.034 adultos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Primeiras medidas de Trump dividem americanos, diz pesquisa Reuters/Ipsos no site CNN Brasil.

PL da adultização pode ser votado nesta semana em regime de urgência

A proteção a crianças e adolescentes em ambientes digitais pode ser tema de votações no plenário da Câmara dos Deputados nesta semana. O presidente da...

Alerta de vendaval: semana de ventos fortes para sete estados brasileiros

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou, neste domingo (17), um alerta de vendaval que pode atingir cerca de sete estados do Brasil. Um...

Tarifaço de Trump pode gerar 30 mil processos na Justiça do Trabalho

O tarifaço de 50% sobre parte das exportações brasileiras pelo governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, pode gerar um volume de 30 mil...