Primeiras reféns israelenses são libertadas pelo Hamas após acordo

Primeiras reféns israelenses são libertadas pelo Hamas após acordo

As três mulheres mantidas como reféns pelo Hamas, foram soltas na manhã deste domingo (19), após o início do acordo de cessar-fogo e libertação de reféns entre Israel e Hamas.

Uma vez fora de Gaza, elas devem ser transportadas para um hospital israelense de helicóptero, pousados na região sul de Israel, perto da fronteira com a Faixa de Gaza.

As reféns são: Romi Gonen (24), Doron Steinbrecher (31) e Emily Damari (28), cidadã dupla israelense-britânica.

Gonen tinha 23 anos quando foi sequestrada do festival de música Nova em 7 de outubro de 2023. A família relatou que ela levou um tiro na mão durante o ataque.

Steinbrecher, enfermeira veterinária, tinha 30 anos quando foi sequestrada de seu apartamento no kibutz Kfar Aza, perto da fronteira de Gaza.

Um vídeo mostrando ela ao lado de outras duas mulheres sequestradas foi divulgado pelo Hamas em janeiro do ano passado.

Damari foi sequestrada de casa em Kfar Aza quando tinha 27 anos.

Sua mãe, Mandy Damari, contou anteriormente que a filha foi “baleada na mão, ferida por estilhaços na perna, vendada, colocada na parte de trás de seu próprio carro” e levada para Gaza.

Ela é a única cidadã britânica restante detida.

O início da trégua, previsto para 08h30, horário de Israel (03h30 em Brasília), foi adiado por Israel, que alegou não ter recebido do Hamas a lista com os nomes dos reféns que seriam libertos.

O cessar-fogo entrou em vigor por volta das 11h30 em Israel, 06h30 em Brasília, trâ horas após o anunciado.

Em 7 de outubro de 2023, 251 pessoas foram sequestradas de Israel por militantes liderados pelo Hamas. O grupo continua mantendo 94 reféns.

Destes, acredita-se que 34 estejam mortos (embora o número real deva ser maior). Oitenta e um são homens e 13 são mulheres; dois têm cinco anos ou menos.

Mais cedo neste domingo Israel divulgou a lista com os nomes e fotos das 33 pessoas que devem ser libertadas pelo Hamas durante a primeira fase do acordo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Primeiras reféns israelenses são libertadas pelo Hamas após acordo no site CNN Brasil.