A chuva que atinge o Recife e a região metropolitana da capital pernambucana desde a madrugada desta segunda-feira (13) provocou alagamentos em diversas ruas e avenidas da capital e nas áreas vizinhas.
Apenas no Recife, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) registrou um volume de 118 milímetros de precipitação nas últimas 12 horas, superando a média esperada para todo o mês de janeiro, que varia entre 80 e 100 milímetros.
A intensidade da chuva levou o Centro de Operações do Recife a declarar “estágio de Atenção” para a cidade às 5h30 desta segunda-feira, indicando a ocorrência de alagamentos e a alteração da rotina em alguns pontos. Em um período de seis horas, o pluviômetro do Torreão registrou quase 118mm de precipitação, com destaque para a região da divisa com Olinda, que sofreu mais intensamente com as chuvas. O volume foi aproximadamente 30% superior à média histórica de janeiro, que é de 89,9mm.
Além disso, o pico da maré, que ocorreu às 3h29, alcançou a altura de 2,16 metros, contribuindo para os alagamentos. O nível elevado das águas, somado à forte precipitação, afetou diversas áreas da cidade, gerando transtornos para motoristas e pedestres.
Às 12h,um ponto de alagamento na avenida Recife causou retenção na via, no sentido aeroporto, próximo ao cruzamento com a Rua João Cabral de Melo Neto.
Outro ponto de alagamento foi na avenida Abdias de Carvalho, no cruzamento com a rua Delmiro Gouveia. Também houve alagamento na avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, ao lado do Senai.
Mais chuvas são esperadas
A Apac emitiu um alerta meteorológico, informando sobre a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte para a região metropolitana do Recife e as Zonas da Mata Norte e Sul do estado. O alerta, ampliado do estado de observação para o de atenção, vale até as 23h desta segunda-feira.
Com a situação de emergência, a Prefeitura do Recife colocou as equipes de pronto atendimento em alerta, monitorando as áreas afetadas da cidade. A Defesa Civil do Recife está disponível para atendimento de ocorrências pelo telefone 0800-0813400, que funciona 24 horas e é gratuito.
Veja imagens das enchentes:
Alagamento na Avenida Recife, na altura do Bairro de Areias.
Alagamento na Rua Rio Prado, no Recife
Crédito dos vídeos: Recife Clima
Este conteúdo foi originalmente publicado em Recife registra, em 12 h, chuva superior à média prevista para janeiro no site CNN Brasil.