Ícone do site O SERINGAL

Reforma tributária vai ser sancionada com vetos, afirma Haddad

reforma-tributaria-vai-ser-sancionada-com-vetos,-afirma-haddad

Reforma tributária vai ser sancionada com vetos, afirma Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou, nesta terça-feira (14/1), a possibilidade de que o projeto que regulamenta a reforma tributária seja sancionado com vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo ele, o texto terá alguns vetos. “Questões majoritariamente técnicas que podem criar algum tipo de problema interpretativo”, explicou Haddad a jornalistas na saída do Ministério da Fazenda.

Entenda a situação da reforma tributária:

Haddad relatou que se encontrou com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), um dos nomes cotados para assumir a Casa Alta, para conversar sobre as sanções dos projetos aprovados em 2024.

Segundo Haddad, a reforma tributária será sancionada pelo presidente Lula até quinta-feira (16/1).

Questionado sobre vetos, o titular da Fazenda disse que haverá “alguns poucos” em relação a questões “majoritariamente técnicas que podem criar algum tipo de problema interpretativo”.

“A essência da reforma, assim como ocorreu com a lei da renegociação dos estados, está mantida. Mas [o veto] afasta problemas que podem ocorrer a depender da interpretação que é dada para os dispostivos”, explicou.

Ele evitou dar exemplos porque o assunto não foi discutido com Lula. O ministro disse que a proposta da Fazenda e as razões de veto dos artigos respectivos já foram encaminhadas para a Advocacia-Geral da União (AGU) e para a Casa Civil.

“Não passou pelo crivo do presidente, por isso não posso adiantar. Mas, insisto em dizer: são coisas bastantes laterais que podem trazer problemas técnicos de interpretação ou de aplicação”, afirmou.


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile