Restauração de relógio demandou “jeitinho suíço-brasileiro”, diz embaixador

No dia que marca dois anos dos ataques aos prédios dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, o governo federal realizou uma cerimônia para entrega de peças danificadas na ocasião e que foram restauradas.

Um dos bens, que na época ganhou destaque na mídia e se tornou símbolo dos atos criminosos, é o relógio histórico trazido ao Brasil por Dom João 6º, presente da Corte Francesa para a Coroa Portuguesa, que ficava exposto no Palácio do Planalto.

A obra, destruída por uma das pessoas que participava dos atos, foi restaurada em parceria com o governo suíço. No evento realizado na manhã desta quarta-feira (8), o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, falou sobre o processo de reconstrução.

“Foi complexa, precisou de excelência da fiabilidade, mas também da criatividade e do jeitinho suíço-brasileiro e funcionou”, afirmou.

O relógio de pêndulo coberto por cascos de tartaruga foi desenhado por André-Charles Boulle e fabricado pelo relojoeiro francês Balthazar Martinot.

Os reparos foram feitos em um dos mais tradicionais fabricantes de relógios do mundo, a Audemars Piguet e, de acordo com o embaixador, demandaram mais de mil horas de trabalho de vários profissionais.

Em sua fala, Lazzeri destacou que a Suíça está “orgulhosa em ter contribuído”.

“São tempos desafiadores, complexos, acho que é fundamental valorizar e cuidar das nossas relações, da nossa amizade, dos nossos direitos humanos e das nossas democracias, que são delicadas e ao mesmo tempo resilientes, como esse relógio que volta aqui, hoje, no coração do Brasil”, disse.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Restauração de relógio demandou “jeitinho suíço-brasileiro”, diz embaixador no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Son cobra postura agressiva da Coreia do Sul contra potências na Copa

O capitão da seleção sul-coreana, Son Heung-min, fez um alerta após a vitória por 2 a 0 sobre o Paraguai, nesta terça-feira (14). Para...

Modo de preparo muda benefícios da batata; veja como comer da melhor forma

Conta-se que a batata já ajudou a matar a fome de muita gente, inclusive em períodos de guerra, sobretudo por ser fonte de carboidrato....

Costuma agir sem pensar? 10 dicas para controlar sua impulsividade

Somos todos impulsivos em diferentes momentos da vida. Agir por impulso pode trazer satisfação e prazer, acontecendo eventualmente. O problema surge quando agimos de maneira...