Saiba para que serve o chá de amora e como fazer a bebida

Feito a partir das folhas da amoreira, o chá de amora é uma bebida rica em antioxidantes e pode trazer diversos benefícios à saúde, como fortalecimento do sistema imunológico e alívio dos sintomas da menopausa, além de ter propriedades anti-inflamatórias e digestivas.

A farmacêutica especializada em fitoterapia Angela Xavier explica que a bebida é fonte de vitaminas e minerais essenciais para o organismo. “A amora contém antocianinas, antioxidantes com efeito anti-inflamatório, e pode reforçar a memória de curto prazo”, afirma.

Segundo ela, o chá também pode ajudar na prevenção de doenças como glaucoma e problemas cardiovasculares. “Ele desintoxica o fígado, melhora a visão, alivia sintomas de tosse e resfriado, trata tonturas e tem ação depurativa. Além disso, pode ser útil no tratamento da diarreia, dores de estômago e no combate ao envelhecimento precoce da pele”, acrescenta.

Outro benefício da infusão é no controle da glicose no sangue, o que contribui para a prevenção da diabetes.

“O chá contém desoxinogiricina, uma substância que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue após refeições ricas em carboidratos, evitando grandes variações na glicemia”, explica Angela.

Imagem mostra um pé de amoreira com algumas amoras em vários estágios de desenvolvimento - Metrópoles
Folhas e frutos da amora podem ser usados para preparo de chá

Controle do peso

A nutricionista Aline Maboni, que atua em Niterói, destaca que a bebida é associada ao emagrecimento por influenciar a regulação da glicose. “Substâncias presentes na folha ajudam no controle da insulina, o que evita picos de glicose e pode reduzir o acúmulo de gordura corporal”, diz.

Ela ressalta, no entanto, que o chá de amora não deve ser visto como um método isolado para perda de peso. “Nenhum alimento faz milagres, mas ele pode ser um aliado dentro de uma alimentação equilibrada e da prática regular de atividades físicas”, alerta.

A profissional também aponta que o chá pode contribuir para a saúde digestiva. “Ele tem um efeito calmante no sistema intestinal, ajudando a reduzir o inchaço e proporcionando mais conforto ao organismo”, finaliza.

Como preparar o chá de amora

Para preparar o chá, utilize 100 gramas de folhas de amora frescas (de cinco a dez) ou uma colher de sopa cheia da fruta. Como as folhas e os frutos não devem ser fervidos diretamente, a recomendação é aquecer a água até o ponto de fervura, desligar o fogo, adicionar os ingredientes e deixá-los repousando por cinco a dez minutos. A mistura deve ser filtrada antes do consumo.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Ciclo lunar: veja calendário das fases da Lua para fevereiro de 2025

O ciclo lunar de fevereiro de 2025 começa na quarta-feira (5) com o fim da Lua Nova de janeiro e a chegada da Lua...

Preço dos combustíveis: reajuste do ICMS entra em vigor neste sábado (1º)

O reajuste do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a alíquota de combustíveis passa a vigorar neste sábado (1º). O aumento geral...

Dois reféns soltos pelo Hamas chegam a Israel

As famílias de Yarden Bibas e Ofer Kalderon, dois reféns soltos pelo Hamas neste sábado (1°), foram informadas de que os dois homens estão...