Senado marca para 1° de fevereiro eleição da nova presidência

O Senado marcou para 1° de fevereiro, um sábado, a eleição da presidência da Casa e dos novos integrantes da Mesa Diretora para os próximos dois anos.

São duas sessões previstas. A primeira será às 10 horas para a eleição do novo presidente que assumirá o lugar do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A outra está prevista para 11 horas e será destinada à eleição dos 1º e 2º vice-presidentes, além dos quatro secretários e seus suplentes.

O mais cotado para o comando da Casa é o senador Davi Alcolumbre (União-AP), que presidiu o Senado entre 2019 e 2020. Na sua primeira eleição ao cargo, Alcolumbre também foi eleito durante uma sessão realizada no sábado, em 2 de fevereiro de 2019.

Além do seu próprio partido, Alcolumbre tem o apoio de sete bancadas:

  • PSD
  • MDB
  • PT
  • PL
  • PP
  • PDT
  • PSB

Juntos, os partidos somam 69 dos 81 senadores, mas o voto é secreto e o apoio da bancada não garante a fidelidade de todos os seus integrantes.

Eleição na Câmara

Na Câmara, a sessão para a eleição da Mesa Diretora ainda não foi oficialmente convocada, mas deve ser realizada em 3 de fevereiro.

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) é o favorito para suceder o atual presidente, Arthur Lira (PP-AL).

Líder do Republicanos na Casa, Motta tem o apoio de Lira e de quase todas as bancadas. Os únicos partidos que não anunciaram endosso à candidatura do congressista são: PSOL e o Novo.

Volta do Legislativo

O início dos trabalhos no Legislativo federal é previsto nos regimentos internos das Casas e na Constituição a partir de 2 de fevereiro. A retomada das atividades pode ser remarcada se a data cair no final de semana ou feriado.

O Senado, no entanto, prevê que os parlamentares se reúnam em “sessão preparatória” em 1° de fevereiro para a eleição da Mesa Diretora no primeiro e terceiro ano da legislatura — período de quatro anos de mandato dos parlamentares. No caso dos senadores, o mandato tem duração de oito anos, ou seja, duas legislaturas.

Mesa Diretora do Senado: entenda como funciona a eleição dos membros

Este conteúdo foi originalmente publicado em Senado marca para 1° de fevereiro eleição da nova presidência no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Exclusivo: vídeo contradiz versão da PM e revela que menor foi morto com tiro pelas costas, em Rio Branco

O menor Yago Silva e Silva, de 16 anos, vulgo "Sinistro", foi alvejado pelas costas enquanto tentava fugir de uma abordagem policial, numa rua...

Xamã fala sobre ciúmes de Sophie Charlotte com Romulo Estrela

Xamã participou do Mais Você nesta sexta-feira (14/11) e falou sobre o namoro com Sophie Charlotte. O cantor e ator relembrou o início da...

Novas regras devem dobrar número de estabelecimentos que aceitam VA e VR

As novas regras estabelecidas pelo governo para o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) devem mais que dobrar o número de estabelecimentos que aceitam...