A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), órgão responsável pelo Oscar, divulgou, nesta segunda-feira (6) a lista completa das produções inscritas na categoria de Melhor Filme, garantindo a essas obras a chance de disputar a premiação.
De acordo com o órgão responsável, 323 longas-metragens estão elegíveis para o próximo Oscar. No entanto, 116 títulos não se qualificam para competir na categoria de Melhor Filme. Entre esses, há filmes lançados no Brasil que foram proibidos de disputar o prêmio de Melhor Filme, incluindo:
- Madame Teia
- Meninas Malvadas, O Musical
- Sorria 2
- A Garota Da Vez
- Dahomey
- Rebel Moon – Parte 2: Corte do Diretor
- A Garota da Agulha
- I Am: Celine Dion
- Instinto Materno
- Garfield – Fora de Casa
- Sonic 3
A Academia, no entanto, não divulgou os motivos pelos quais as produções foram desqualificadas. Para serem elegíveis, as regras da premiação exigem que “os longas-metragens devem ser exibidos em uma sala de cinema comercial localizada em pelo menos uma das seis principais áreas metropolitanas dos EUA, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, com um período mínimo de exibição de sete dias consecutivos no mesmo local. Além disso, os filmes devem ter duração superior a 40 minutos.”
De acordo com os critérios da organização, “Ainda Estou Aqui” estará entre os filmes elegíveis para votação na categoria de Melhor Filme. O processo de votação para definir os indicados ao Oscar começa nesta quarta-feira (8) e termina em 12 de janeiro.
Os indicados ao Oscar 2025 serão anunciados em 17 de janeiro. A premiação ocorre em 2 de março.
“Ainda Estou Aqui” e mais: relembre 10 candidaturas do Brasil ao Oscar
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Sorria 2”, “Meninas Malvadas” e outros filmes que não podem competir no Oscar no site CNN Brasil.