Supremo foi atacado em 8 de janeiro, mas não por Bolsonaro, diz advogado

O criminalista Celso Vilardi, advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou em entrevista à CNN nesta terça-feira (21) que o Supremo Tribunal Federal (STF) foi atacado durante os atos de 8 de Janeiro, mas que os ataques não teriam partido do cliente dele.

“O Supremo foi atacado no 8 de janeiro, e a instituição… não pelo meu cliente”, disse o advogado em entrevista concedida ao WW. “Mas o que efetivamente deixou o Supremo em estado de choque foram os acontecimentos do 8 de Janeiro”, completou.

Durante a entrevista, Vilardi mencionou que é preciso que julgamento envolvendo Bolsonaro seja justo para “o país virar a página”.

“Acho que, para o país virar a página, nós precisamos de um julgamento justo”, disse Vilardi à CNN. “Nós precisamos de um julgamento que respeite o direito de defesa, e isso significa o Supremo rever todos os atos da investigação, desde o início até o final”, adicionou o advogado.

O criminalista também questionou o sistema de perguntas da Polícia Federal, que classificou como “absolutamente inaceitável”.

“Vi, analisando os autos, que o sistema de perguntas feito pela Polícia Federal é absolutamente inaceitável”, disse o criminalista. “As perguntas são feitas da seguinte forma: ‘o senhor confirma isso, sim ou não?’, respostas binárias”, afirmou.

Crimes atribuídos a Bolsonaro

A PF indiciou Bolsonaro pelos seguintes crimes:

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • Golpe de Estado
  • Organização criminosa

O ex-presidente já havia sido indiciado por organização criminosa nos inquéritos das joias sauditas e da fraude do cartão de vacina da Covid-19. Por golpe de Estado e abolição violenta de Estado Democrático de Direito é a primeira vez.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Supremo foi atacado em 8 de janeiro, mas não por Bolsonaro, diz advogado no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Homem que deu 60 socos em namorada diz que foi “algemado e agredido pelado”

O ex-jogador de basquete Igor Eduardo Pereira Cabral, preso preventivamente por agredir a namorada com 60 socos em Natal (RN), relatou, em depoimento, agressões...

Homem embriagado de chinelo: como era a prova de 8 km que ele completou

Isaque é paraense e agora se entitula como “corredor” nas redes sociais. Isso porque, no dia 27 de julho, ele completou uma prova de...

Acidente no “Globo da Morte” deixa dois artistas feridos em circo em PE

Dois artistas de circo ficaram feridos após colidirem dentro do “Globo da Morte” durante uma apresentação em um circo, instalado no município de Itapissuma,...