Surto de gripe aviária é detectado próximo a Lisboa, em Portugal

Um surto de gripe aviária “altamente patogênica” foi detectado próximo à cidade de Lisboa, em Portugal. A Direção-Geral da Saúde (DGS) do país informou, nessa terça-feira (7/1), que o vírus H5N1 foi identificado em um criadouro de galinhas poedeiras localizado em Sintra, município situado a 30 km da capital portuguesa.

De acordo com a DGS, nenhum caso de infecção humana foi relatado até o momento. Autoridades de saúde e veterinárias trabalham para erradicar o surto e minimizar os riscos de transmissão tanto entre animais quanto para pessoas.

Entre as medidas adotadas, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) destaca a limpeza do local onde o vírus foi detectado, o sacrifício das galinhas doentes e o monitoramento das aves em um raio de até 10km em torno do foco.

Primeira morte humana por gripe aviária nos EUA

Os Estados Unidos confirmaram, nessa segunda-feira (6/1), a primeira morte humana relacionada à gripe aviária. O caso ocorreu no estado da Louisiana.

O paciente, que não teve o nome informado, tinha mais de 65 anos e condições médicas subjacentes, o que o colocava em maior risco de doença grave. Ele havia sido hospitalizado em 18 de dezembro com problemas respiratórios, após ser infectado pelo vírus H5N1.

Apesar da confirmação da morte, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades dos EUA continuam a considerar que a gripe aviária representa risco “baixo” à saúde pública. Nenhum caso de transmissão entre humanos foi detectado até o momento. (Com informações de agências de notícias)

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre isso!



Fonte: Metrópoles

Incêndios se espalham para Hollywood; 100.000 pessoas são obrigadas a evacuar

Incêndios florestais ao redor de Los Angeles se espalharam para Hollywood Hills na quarta-feira (8), depois que outros incêndios na área mataram pelo menos...

Incêndios estão “fora de controle” em Altadena, afirma repórter da CNN

Anderson Cooper, da CNN, está em Altadena enquanto os incêndios florestais continuam a queimar o sul da Califórnia. “Em Altadena, os incêndios ainda estão fora...

Trump chama incêndios na Califórnia de “verdadeira tragédia” e critica governador

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou os incêndios florestais mortais da Califórnia que mataram pelo menos cinco pessoas de “uma verdadeira...