Para emagrecer com saúde não basta apenas perder gordura corporal, é preciso substituí-la por massa muscular. No entanto, atingir os dois processos simultaneamente, e com eficiência, não é uma tarefa fácil.
Um dos motivos que dificultam a conciliação do ganho de massa muscular com o emagrecimento, é o controle calórico. Isso porque, para emagrecer, nosso organismo precisa estar em déficit calórico, onde se consome menos do que gasta.
Por outro lado, para construir tecidos musculares, o corpo tende a precisar de mais nutrientes. O que, geralmente, atrapalha o processo de perda de gordura.
“Em um indivíduo iniciante na academia, a sinalização do treino é tão alta que mesmo na dieta em déficit calórico você ganha massa muscular. Mas, indivíduos que são intermediários e avançados não vão conseguir o ganho de massa muscular com o déficit calórico”, explica o treinador e assessor esportivo Leandro Twin.
3 dicas para ganhar massa muscular e perder gordura
1 – Nada de “treino fofo”
“O aluno precisa entender que para ter um ganho de massa muscular, é preciso ter uma sinalização por meio de um treinamento e ele deve ser pesado. Não importa como está o carboidrato da sua dieta, você vai treinar até a falha em todos os exercícios e em todas as séries. O treino não deve ser extenso, ele deve ser intenso”, recomenda Twin.
2 – Tenha uma dieta equilibrada
Ingerir muitas calorias contribui com o ganho de massa muscular. Por outro lado, consumir poucas calorias auxilia no processo de emagrecimento.
Os extremos conflitam entre si e impedem que os dois objetivos sejam alcançados ao mesmo tempo. Por isso, busque auxílio profissional, para ter uma dieta equilibrada e sem exageros – para mais, ou para menos.
Veja dicas para ganhar massa muscular mais rápido:
Leia a notícia completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles