Trump declara emergência nacional na fronteira sul dos EUA

O presidente Donald Trump assinou uma lista de ações executivas que levarão a uma repressão à imigração — o ápice de várias promessas de campanha.

Algumas das ações de Trump representaram negócios inacabados de seu primeiro mandato na Casa Branca. Isso inclui a designação de cartéis de drogas como organizações terroristas estrangeiras, uma distinção que poderia preceder o uso de força militar em solo mexicano.

“O México provavelmente não quer isso, mas temos que fazer o que é certo”, disse Trump nesta segunda-feira (20) à noite.

Designar cartéis como organizações terroristas estrangeiras também pode levar a penalidades financeiras mais duras e ramificações legais nos EUA contra os envolvidos. Mas especialistas argumentam que isso pode prejudicar o relacionamento entre os EUA e o México.

Trump também assinou uma ação executiva para tentar acabar com a cidadania por direito de nascença, uma questão constitucional que precisaria ser abordada por meio de emenda constitucional ou pelos tribunais.

“Direito de nascença. Essa é uma grande questão”, disse ele.

Trump também assinou uma ordem declarando uma emergência nacional na fronteira sul dos EUA que desencadearia a implantação de recursos adicionais do Pentágono e a implantação de forças armadas para terminar o muro da fronteira, entre outros esforços. Ela é focada apenas na segurança da fronteira sul.

Ele sustentou, no entanto, que está “bem com a imigração legal”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump declara emergência nacional na fronteira sul dos EUA no site CNN Brasil.

O Hospital do Amor agradece: vem aí o 3º Fogo que Cura, o churrasco que transforma vidas. Confira programação

No dia 10 de maio, a partir das 12h, a Chácara Modelo, em Rio Branco/AC, será palco do churrasco mais aguardado do ano: o...

Lady Gaga lê carta em espanhol aos fãs durante show no México

A cantora Lady Gaga, 39, leu uma carta em espanhol dirigida a seu fãs mexicanos durante o show de domingo (27) na Cidade do...

Mendonça Filho será relator da PEC da Segurança Pública na CCJ da Câmara

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Paulo Azi (União-BA), escolheu nesta segunda-feira (28) o deputado Mendonça Filho (União-PE)...