O governador da Califórnia, Gavin Newsom cumprimentou o presidente dos Estados Unidos Donald Trump nesta sexta-feira (24) quando ele chegou para avaliar os danos causados pelos incêndios florestais.
Os dois apertaram as mãos quando Trump desceu do Força Aérea Um com a primeira-dama Melania Trump, apesar de terem se envolvido em uma discussão acirrada na última semana sobre a ajuda federal e a resposta da Califórnia aos incêndios.
“Agradeço ao governador por ter vindo me encontrar”, disse Trump. “É como se você tivesse sido atingido por uma bomba”, acrescentou, referindo-se à devastação causada pelos incêndios florestais.
Newsom também agradeceu ao presidente por vir ao seu estado. “Isso significa muito para todos nós”, disse ele.
“Vamos precisar do seu apoio. Vamos precisar da sua ajuda. Você esteve lá por nós durante a Covid, não me esqueço disso, e tenho todas as expectativas de que seremos capazes de trabalhar juntos para obter essa rápida recuperação”, afirmou Newsom.
Newsom e a Califórnia são frequentemente alvos de críticas de Trump. O presidente sugeriu em uma publicação no Truth Social que Los Angeles não tinha água para apagar os incêndios porque Newsom escolheu proteger um “peixe essencialmente inútil”, que só é encontrado no norte da Califórnia.
Trump criticou novamente a Califórnia em seu discurso de posse, dizendo que os incêndios de Los Angeles ainda estavam queimando “sem nem mesmo um pouco de defesa”.
Mais tarde naquele dia, ele assinou uma ação executiva intitulada “colocando as pessoas acima dos peixes”, ordenando um redirecionamento do complexo sistema de água do estado, que especialistas dizem não ter sido a causa de alguns hidrantes secarem em um ponto do combate a incêndios deste mês.
Nesta sexta-feira, enquanto Trump visitava a Carolina do Norte para ver os danos causados pelo furacão Helene, ele disse que condicionaria a ajuda federal à Califórnia a demandas políticas enquanto as comunidades trabalham para se recuperar dos incêndios.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump visita Califórnia para ver danos causados por incêndios florestais no site CNN Brasil.