Veja dicas para evitar problemas de gestão financeira nos negócios em 2025

Alguns arranjos que envolvem desafios logísticos, tributários e fiscais podem tornar a missão de empreender em algo burocrático e dificultoso.

Contudo, algumas ações práticas podem facilitar o dia a dia de empresários que, apesar do pouco conhecimento, tornam-se capazes de navegar em cenários complexos e incertos, a começar pela organização financeira.

De acordo com uma pesquisa elaborada pela Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com o Estímulo, fundo de impacto social de apoio a pequenos empreendedores, a gestão financeira é atualmente o principal desafio para donos de micro e pequenas empresas no Brasil.

O estudo, intitulado “Matriz da Maturidade Empreendedora” revela que a dificuldade em elaborar um planejamento financeiro e fiscal é atualmente uma das principais dores do público empreendedor.

Outras queixas apontadas são a dificuldade em atrair novos clientes e a falta de conhecimento específico na área de marketing.

Segundo Elisângela Furtado, professora da Fundação Dom Cabral e especialista em gestão de empresas, alguns comportamentos justificam o despreparo de empreendedores em relação ao controle financeiro de suas empresas. Entre eles está a ausência da separação entre gastos do negócio e gastos pessoais, especialmente entre os nano e micro empresários.

“Somente esse fator já é suficiente para impedir que o empreendedor seja capaz de analisar a viabilidade da sua atividade, identificar desperdícios e aumentar a produtividade”, avalia.

Outro erro comum, ela afirma, é a falta de investimento em ferramentas para controle financeiro. Com isso, a gestão manual se torna uma vilã nesse cenário, cooperando para que a organização financeira seja uma tarefa arcaica e suscetível a erros.

Já no caso das empresas de pequeno e médio porte, o problema passa a ser a ênfase exclusiva no curto prazo. “Quando o planejamento da gestão financeira não é capaz de ultrapassar o curto prazo, os empresários tendem a operar ‘apagando incêndios’”, diz.

Para mudar esse cenário, a especialista elenca seis dicas primordiais para que empreendedores possam romper com o paradigma da gestão financeira como um problema e alcancem o sucesso em 2025. Veja abaixo:

Cinco dicas para uma gestão financeira de sucesso

1. Revisite seu planejamento

Uma avaliação constante do mercado em que o negócio atua é vital. A afirmação contrapõe uma lógica comum ao universo empreendedor: a crença de que uma análise de mercado é necessária apenas nas etapas iniciais que antecedem a abertura da empresa.

O tema, ao que tudo indica, é urgente: a mesma pesquisa da Fundação Dom Cabral e Estímulo, por sua vez, mostra que o desinteresse em realizar análises de mercado está presente em mais da metade (57,6%) dos empreendedores brasileiros.

2. Priorize a qualificação

Características comuns à grande parte dos empreendedores brasileiros, a criatividade e a improvisação podem ser, na realidade, prejudiciais aos pequenos negócios.

De acordo com Elisângela, esses atributos não podem tomar o lugar da necessidade contínua de capacitação, algo que deve estar no radar de pequenos empresários de forma perene.

“O uso de conhecimentos válidos retira os empreendedores do jogo de tentativa e erro, que no médio prazo significa inviabilidade financeira. Mudar essa chave não é fácil, já que é uma característica cultural. Porém, aqueles que conseguem mudar a mentalidade, ampliam drasticamente a eficiência e eficácia do negócio”, afirma.

Instituições como o Estímulo e a Fundação Dom Cabral atuam nessa frente, oferecendo cursos e capacitações a empreendedores em temas relevantes como finanças, tecnologia e marketing. A FDC, por exemplo, possui o Pra>Frente Play, uma espécie de Netflix para nano e microempreendedores.

3. Avalie o cenário macro

Algumas movimentações esperadas no cenário macroeconômico, especialmente em 2025, podem influenciar a maneira como as PMEs gerenciam seus negócios.

Por isso, é essencial que os empreendedores estejam sempre atentos às principais tendências em curso. Entre elas, a incorporação da tecnologia aos negócios e a incursão da sustentabilidade como fator decisivo na matriz de gestão — em alta para 2025.

Para os empreendedores, conhecer e compreender essas mudanças pode ser uma forma interessante de formular estratégias capazes de combinar as tendências de forma vantajosa para o negócio, defende a especialista.

“Quanto mais planejada, maior a capacidade de o empreendedor se antecipar a aprender a identificar oportunidades de ampliar resultados positivos diante do contexto social e econômico no país e no mundo”, afirma.

4. Disciplina é a chave do sucesso

Disciplina é uma palavra de ordem para gestores de pequenas e médias empresas. Seja no pagamento de obrigações tributárias, fiscais ou até mesmo nos parcelamentos de empréstimos e cartão de crédito, honrar prazos é essencial, e evita o descontrole.

A professora também destaca o controle orçamentário adequado à realidade do negócio, ou seja, um e a precificação correta de produtos e serviços como fatores.

“Em termos mais simples, falamos de consciência dos custos, disciplina nos pagamentos e consistência no orçamento”, resume.

5. Tenha tecnologia como principal aliada

A tecnologia é a principal aliada dos empreendedores, já que encurta a curva de aprendizado, otimiza o tempo, cruza informações e possibilita análises de forma rápida, avalia Elisângela.

Com isso, a variedade de ferramentas disponíveis no mercado, das mais simples às mais sofisticadas, pode auxiliar PMEs a tomarem decisões mais estratégicas, ágeis e baseadas em dados.

O segredo para um uso bem-sucedido dessas ferramentas, avalia Elisângela, está na escolha correta e baseada no custo-benefício. “Com tanta opção, a estratégia para não errar é adequar o nível do investimento em uma solução ao orçamento do negócio”, afirma.

Texto de Maria Clara Dias

Mais de 50% das empresas usam WhatsApp para vendas, diz estudo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja dicas para evitar problemas de gestão financeira nos negócios em 2025 no site CNN Brasil.

Preços de imóveis em 2024 têm maior variação em mais de uma década, mostra índice

Os preços das residências aumentaram 7,73% em 2024 e registraram a maior variação desde 2013, segundo o Índice FipeZAP de Venda Residencial. O avanço acumulado...

Lula liga para Fernanda Torres após Globo de Ouro: “Um milhão de parabéns”; veja

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, nesta segunda-feira (6), a atriz Fernanda Torres pela vitória no Globo de Ouro. Torres foi a...

Terremoto de magnitude 6,9 atinge ​​a segunda maior cidade do Tibete, diz China

Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a segunda maior cidade do Tibete na manhã desta terça-feira, no horário local, disse o Centro de Redes...