Você sabe para que serve o BCAA? Nutricionistas esclarecem

O BCAA, um suplemento popular entre atletas e praticantes de musculação, é composto por aminoácidos essenciais que contribuem para a recuperação muscular e a redução da fadiga.

De acordo com o nutricionista funcional e esportivo Diogo Cirico, responsável técnico da Growth Supplements, o BCAA pode ser consumido tanto antes quanto depois do treino, dependendo do objetivo.

“No caso de indivíduos que desejam adiar a fadiga muscular, o ideal é consumi-lo no pré-treino. Já para quem busca aumentar a qualidade proteica da refeição, a recomendação é utilizá-lo após o exercício”, explicou em entrevista anterior ao Metrópoles.

Os valores ideais de consumo variam entre 0,05 gramas e 0,1 gramas por quilo de peso corporal. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg pode necessitar de uma dose entre 3,5 gramas e 7 gramas, tanto no momento pré quanto no pós-treino.

“Cerca de 20% da ingestão proteica de um atleta deve ser composta por aminoácidos de cadeia ramificada. A quantidade exata deve considerar as necessidades nutricionais individuais, avaliando a proteína já consumida na dieta e calculando o déficit em relação à necessidade diária”, destacou o nutricionista.

Além da suplementação, o BCAA está presente em alimentos como ovos, frango, carnes e peixes. Ele também é comercializado em cápsulas, pó ou líquido.

Cirico ressalta que a suplementação é indicada principalmente para praticantes de esportes de resistência, como maratonas e triatlos. “No entanto, o suplemento não serve para substituir a alimentação, pois não é capaz de suprir necessidades, apenas complementá-las”, afirmou.

Então, será que realmente vale a pena usar o BCAA?

A eficácia do BCAA como suplemento ainda é motivo de debate entre os especialistas. Há quem questione se a substância realmente é absorvida de forma efetiva, uma vez que pode ser metabolizada no intestino e não atingir diretamente a musculatura. Estudos realizados até o momento ainda não foram conclusivos.

“Sozinho, o BCAA não oferece tantos resultados, mas isso não significa que seja inútil. O que acontece é que, com uma boa alimentação e o uso de whey protein, já conseguimos obter os aminoácidos que ele oferece”, afirmou o nutricionista esportivo Isaac Nunes, de Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.

A indicação é sempre procurar um profissional de saúde antes de iniciar o uso do suplemento.

Qual é a diferença entre o whey protein e o BCAA?

O whey protein é o suplemento mais associado à hipertrofia muscular, mas isso não significa que o BCAA seja menos relevante.

“O BCAA é um produto mais específico. Na verdade, ele está presente na composição do whey. Portanto, ao consumir whey protein, a pessoa também ingere os aminoácidos de cadeia ramificada”, explicou Cirico.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Eleição na Bolívia pode encerrar quase 20 anos de governos de esquerda

Mais de 7,5 milhões de bolivianos são esperados nas urnas neste domingo (17) para votar nas eleições presidenciais que podem tirar a esquerda do...

Atlético-MG x Grêmio: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Atlético-MG e Grêmio medem forças neste domingo (17), em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2025. O confronto será realizado...

Chapecoense x Paysandu: horário e onde assistir ao jogo da Série B

Em busca de consolidar sua posição no G-4, a Chapecoense recebe o Paysandu neste domingo (17), às 16h (de Brasília), em partida válida pela...