Você sabe para que serve o BCAA? Nutricionistas esclarecem

O BCAA, um suplemento popular entre atletas e praticantes de musculação, é composto por aminoácidos essenciais que contribuem para a recuperação muscular e a redução da fadiga.

De acordo com o nutricionista funcional e esportivo Diogo Cirico, responsável técnico da Growth Supplements, o BCAA pode ser consumido tanto antes quanto depois do treino, dependendo do objetivo.

“No caso de indivíduos que desejam adiar a fadiga muscular, o ideal é consumi-lo no pré-treino. Já para quem busca aumentar a qualidade proteica da refeição, a recomendação é utilizá-lo após o exercício”, explicou em entrevista anterior ao Metrópoles.

Os valores ideais de consumo variam entre 0,05 gramas e 0,1 gramas por quilo de peso corporal. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg pode necessitar de uma dose entre 3,5 gramas e 7 gramas, tanto no momento pré quanto no pós-treino.

“Cerca de 20% da ingestão proteica de um atleta deve ser composta por aminoácidos de cadeia ramificada. A quantidade exata deve considerar as necessidades nutricionais individuais, avaliando a proteína já consumida na dieta e calculando o déficit em relação à necessidade diária”, destacou o nutricionista.

Além da suplementação, o BCAA está presente em alimentos como ovos, frango, carnes e peixes. Ele também é comercializado em cápsulas, pó ou líquido.

Cirico ressalta que a suplementação é indicada principalmente para praticantes de esportes de resistência, como maratonas e triatlos. “No entanto, o suplemento não serve para substituir a alimentação, pois não é capaz de suprir necessidades, apenas complementá-las”, afirmou.

Então, será que realmente vale a pena usar o BCAA?

A eficácia do BCAA como suplemento ainda é motivo de debate entre os especialistas. Há quem questione se a substância realmente é absorvida de forma efetiva, uma vez que pode ser metabolizada no intestino e não atingir diretamente a musculatura. Estudos realizados até o momento ainda não foram conclusivos.

“Sozinho, o BCAA não oferece tantos resultados, mas isso não significa que seja inútil. O que acontece é que, com uma boa alimentação e o uso de whey protein, já conseguimos obter os aminoácidos que ele oferece”, afirmou o nutricionista esportivo Isaac Nunes, de Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.

A indicação é sempre procurar um profissional de saúde antes de iniciar o uso do suplemento.

Qual é a diferença entre o whey protein e o BCAA?

O whey protein é o suplemento mais associado à hipertrofia muscular, mas isso não significa que o BCAA seja menos relevante.

“O BCAA é um produto mais específico. Na verdade, ele está presente na composição do whey. Portanto, ao consumir whey protein, a pessoa também ingere os aminoácidos de cadeia ramificada”, explicou Cirico.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Alterações no Corinthians garantiram time na Supercopa; veja quais

Em abril de 2025, Dorival Júnior, recém-saído de uma passagem frustrante pela Seleção Brasileira, assumiu o comando; entenda Fonte: Metrópoles

Tombense x Cruzeiro: Matheus Pereira é arma do meio-campo da Raposa. Compre seu ingresso!

O camisa 10 Matheus Pereira é um dos principais jogadores do Cruzeiro na temporada e uma das armas do clube na partida contra o...

Luciano, do São Paulo, liga alerta: “Este ano vai ser mais difícil”

O São Paulo foi derrotado por 3 x 0 na partida diante do Mirassol neste domingo (11/1), em duelo válido pela primeira rodada do...