Zema rebate fala de Lula sobre Jesus: “Jamais cobraria juros abusivos”

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), rebateu nesta quinta-feira (23) uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a renegociação das dívidas do estado com a União.

Em evento de assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG, na quarta-feira (22), Lula declarou que deveria receber um prêmio de Zema como forma de agradecimento pela sanção da lei sobre a repactuação de dívidas dos estados com a União.

No decorrer da cerimônia, Lula afirmou: “O que nós fizemos para os estados que não pagavam dívidas talvez só Jesus Cristo fizesse se ele concorresse à Presidência da República deste país.”

Zema então foi às redes sociais rebater a declaração do presidente.

“Presidente Lula, Jesus Cristo perdoaria todas as dívidas e jamais cobraria juros abusivos de quem ajuda a construir o Brasil. Vamos honrar todas nossas obrigações, mas esperamos que os deputados derrubem os vetos ao PROPAG para trazer justiça e previsibilidade ao Estado”, escreveu Zema.

Propag é a sigla para o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) para a renegociação dos mais de R$ 760 bilhões em dívidas das unidades federativas com a União.

A medida foi sancionada na última semana, com 13 vetos de Lula. 

Cerca de 90% dos R$ 760 bilhões corresponde a dívidas de quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O projeto estabelece o pagamento da dívida em até 30 anos, corrigido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — atualmente em 4,5% ao ano — mais uma taxa que varia entre 2% e 4%, a depender do acerto feito na hora do contrato. Hoje, os juros são de 4% mais o IPCA ou a Selic (atualmente em 12,25% ao ano).

(Com informações de Emilly Behnke, Cristiane Noberto e Vitória Queiroz, da CNN, em Brasília)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Zema rebate fala de Lula sobre Jesus: “Jamais cobraria juros abusivos” no site CNN Brasil.

Norte-americano é morto durante tentativa de assalto em Salvador

Um norte-americano, identificado como Abissa Kobenan Nketttia, de 57 anos, foi morto a tiros na noite desta terça-feira (20), durante uma tentativa de assalto...

Ciclistas resgatados em trilha de SP sobreviveram com palmito e água de rio

Os ciclistas Gilberto Alves de Almeida, de 61 anos, e Carlos Gomes Pereira, de 58, encontrados vivos na manhã desta terça-feira (20) após seis...

Destaque do PSG é acusado de tráfico humano e trabalho ilegal na França

Zagueiro do Paris Saint-Germain, Lucas Hernández e sua esposa são acusados por uma família colombiana de tráfico de pessoas e trabalho forçado, segundo informou...