À CNN, crítico de cinema avalia resultados de Critics Choice Awards 2025

À CNN, crítico de cinema avalia resultados de Critics Choice Awards 2025

O Brasil não venceu nenhuma categoria no Critics Choice Awards 2025, que premia as melhores produções do cinema e da TV. O país disputava com “Ainda Estou Aqui” no cinema e “Senna” na televisão e streaming.

Em entrevista à CNN, o crítico de cinema Waldemar Dalenogare, votante do prêmio e membro da associação de críticos, analisou a cerimônia que consagrou “Anora” como o grande vencedor.

Dalenogare explica que a votação do Critics Choice Awards foi encerrada no início de janeiro, antes das recentes polêmicas envolvendo “Emília Pérez”, principal concorrente de “Ainda Estou Aqui” na categoria de Filme Internacional do Oscar — no Critics, o filme de Walter Salles também perdeu para a produção franco-mexicana.

“Com o forte reconhecimento de ‘Emília Pérez’ no Critics Choice, esse resultado já era bastante esperado”, afirmou o crítico.

Chances no Oscar


Cartaz para a campanha de “Ainda Estou Aqui” para a temporada de prêmios 2025 • Reprodução

Apesar do resultado no Critics Choice, Dalenogare acredita que “Ainda Estou Aqui” terá uma chance maior no Oscar. “Acredito que o Brasil estará mais forte na disputa, especialmente porque o filme ganhou visibilidade após o Globo de Ouro, destacando Fernanda Torres“, pontuou.

O crítico destaca a importância da campanha de divulgação para o sucesso de um filme nas premiações internacionais. Saiba mais sobre a campanha de “Ainda Estou Aqui” para o Oscar 2025.

“Não basta apenas inscrever um filme no Oscar e dizer: ‘Nossa história é boa, então vamos ganhar’. Isso não funciona. É preciso investir na campanha”, pontuou.

Campanha sem precedentes

Dalenogare considera a campanha de “Ainda Estou Aqui” como a maior chance do Brasil de conquistar um Oscar. “Nunca um filme brasileiro teve uma campanha tão forte nos Estados Unidos”, afirmou.

Ele destaca a importância de criar eventos, dar visibilidade na mídia e em publicações especializadas para tornar Fernanda Torres mais conhecida no mercado americano.

“Quem assiste ‘Ainda Estou Aqui’ se envolve com o filme. Esse é o feedback que venho recebendo desde os festivais e sessões com votantes. As pessoas se interessam muito por Fernanda, pela história e pela base do livro”, concluiu o crítico, apostando na qualidade da produção brasileira para alcançar o reconhecimento internacional.

Oscar 2025: confira os indicados à categoria de Melhor Filme

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em À CNN, crítico de cinema avalia resultados de Critics Choice Awards 2025 no site CNN Brasil.