AGU notifica Meta para remover vídeo de Alckmin manipulado por IA

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou nesta quarta-feira (12) extrajudicialmente a Meta, controladora do Facebook e Instagram, exigindo a remoção de um vídeo manipulado por inteligência artificial do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

O conteúdo falso simula uma entrevista de Alckmin abordando o uso de dinheiro público.

A notificação classifica o vídeo como um caso de desinformação, que ultrapassa os “limites da liberdade de expressão” e “configura um ato antijurídico”.

O documento da AGU destaca que o conteúdo viola o direito à informação garantido pela Constituição, além de ser um abuso de direito conforme o Código Civil.

Em caso de não cumprimento da solicitação, a AGU pede que a publicação mostre a seguinte mensagem: “O vídeo foi gerado por inteligência artificial — conteúdo alterado ou sintético”, para alertar os usuários sobre a manipulação.

O alerta foi emitido pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), e a AGU exige que a Meta retire o vídeo no prazo de 24 horas, sob pena de responsabilização da plataforma, que já tem ciência do conteúdo ilícito.

A notificação reforça que a Meta pode ser considerada conivente com a disseminação do material, deixando de se qualificar como “conteúdo gerado por terceiro”, conforme o artigo 19 do Marco Civil da Internet.

A CNN entrou em contato com a Meta e aguarda um posicionamento.

*Sob supervisão de Douglas Porto

Este conteúdo foi originalmente publicado em AGU notifica Meta para remover vídeo de Alckmin manipulado por IA no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

PE: Greve do Metrô do Recife mantém paralisação total pelo 3º dia

A greve do Metrô do Recife chega ao terceiro dia, nesta quarta-feira (5), com todas as 37 estações do sistema fechadas e sem previsão...

Oswaldo de Oliveira x Ancelotti: treinador brasileiro fala sobre polêmica

A polêmica entre o treinador Oswaldo de Oliveira e o italiano Carlo Ancelotti rendeu explicações sobre brasileiro sobre a fala em que afirma não...

TCU deve votar regras de megaleilão em Santos no dia 18

Os ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) devem analisar no plenário, em sessão extraordinária marcada para o dia 18 de novembro, o...