Além das folhas, descubra quais são os benefícios do abacate

As folhas do abacate são muito nutritivas e quando preparadas em forma de chá, possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, graças à presença de compostos como flavonoides e polifenóis. Mas, além das folhas, o abacate também é conhecido por fazer bem à saúde.

O abacate é rico em vitaminas A, B e K, e fonte de minerais como potássio, manganês, ferro, cobre e zinco. A fruta também contém fibras, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, consideradas boas para o organismo.

Apesar disso, com a fama de ser gorduroso, algumas pessoas ainda têm medo de incluí-lo na dieta. “Podemos sim consumir o abacate todos os dias. É uma fruta muito saudável. Mesmo agregando muitas calorias, elas são benéficas à saúde e promovem muita saciedade”, explica a nutricionista e professora de nutrição Carol Brito, da Faculdade Anhanguera de Anápolis (GO).


Nutrientes do abacate

  • Vitaminas: o alimento é rico em vitaminas K, E, C, do complexo B, como B5, B6 e folato.
  • Minerais: a fruta contém potássio, magnésio e ferro.
  • Fibras: com cerca de 7 g de fibra por fruta, o abacate promove uma melhor digestão.
  • Antioxidantes: a luteína e zeaxantina ajudam na saúde ocular e protegem contra a degeneração macular relacionada à idade.

Quais são os benefícios do abacate?

Quando consumido na medida certa, o alimento não engorda e ainda pode ser utilizado em dietas que buscam emagrecimento ou hipertrofia muscular. As principais vantagens dele são:

Auxílio no emagrecimento

Por conter fibras em sua composição, o abacate controla o apetite, além de aumentar a saciedade e regular o açúcar no sangue.

Combate ao colesterol ruim

As gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas reduzem o colesterol total, as taxas de triglicéridos e o colesterol ruim (LDL), auxiliando na saúde cardiovascular.

4 imagens

A fruta, além de ser rica em fibras, possui um alto teor de proteína

O abacate, além da proteína, possui gordura saudáveis
abacate
1 de 4

O abacate é rico em gorduras boas

Getty Images

2 de 4

A fruta, além de ser rica em fibras, possui um alto teor de proteína

Getty Images

3 de 4

O abacate, além da proteína, possui gordura saudáveis

Canva

4 de 4

abacate

GettyImages

Cooperação para o bom funcionamento do intestino

As fibras presentes no alimento também auxiliam nesse quesito. Por isso, para pessoas com sintomas de prisão de ventre, o abacate aumenta o volume de fezes e ajuda no transito intestinal.

Colaboração para a saúde do cabelo

Rico em gorduras e vitaminas do complexo B e E, a fruta ajuda a deixar o cabelo mais saudável, deixando ele mais brilhoso e hidratado.

Estimulação das funções cognitivas

O abacate auxilia no aumento da memória, pois o ômega-3 presente incentiva a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de concentração.

Formas de consumo do abacate

“O abacate pode servir de acompanhamento no café da manhã, em uma torrada com ovos, ou pode ser incluído como vitamina. Outra opção é acrescentá-lo em saladas, ou servir com as carnes vermelhas em forma de maionese. No lanche da tarde ou no jantar, a guacamole é uma ótima opção”, orienta a nutricionista Maressa Rodrigues de Paula em entrevista anterior ao Metrópoles.

Mesmo não sendo uma fruta que não traz malefícios para a saúde, quem costuma ter diarreia deve tomar cuidado devido aos teores de gordura e fibra, que podem soltar o intestino. Se esse for o caso, o ideal é consumi-lo em menor quantidade.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Zé Felipe fala nas redes pela 1ª vez após término com Ana Castela

O cantor Zé Felipe, 27, usou as redes sociais pela primeira vez depois de ter anunciado o fim do relacionamento com a cantora Ana...

Bolsas da Europa caem levemente em pregão encurtado pelo Ano Novo

Os mercados acionários da Europa encerram o pregão mais cedo nesta quarta-feira (31) e permanecerão fechados amanhã (1) devido ao feriado de Ano Novo....

Bolsas asiáticas fecham mistas após sinais de recuperação na China

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta quarta-feira (31), antes do feriado de Ano-Novo, enquanto investidores avaliavam discretos sinais...