Anvisa proíbe a venda de outras 112 pomadas para modelar cabelos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou, nesta quarta-feira (26/2), o registro de mais 112 pomadas para fixação e modelagem capilar.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) apenas dois dias depois do anúncio do cancelamento de outros 47 produtos similares. A decisão tem vigência imediata, ou seja, as pomadas não podem mais ser comercializadas.

“O monitoramento de eventos adversos relacionados a esse tipo de produto tem motivado o reforço nas ações de verificação da regularidade de pomadas para fixar ou modelar cabelos”, diz a Anvisa em comunicado à imprensa.

Por que as pomadas foram proibidas?

A maioria dos produtos não atendia às novas exigências da Anvisa. Eles haviam sido regularizados pelos fabricantes por meio da modalidade de notificação antes de setembro de 2023 e descumpriam o art. 5º da norma atual, a RDC 814/2023.

De acordo com a Anvisa, as empresas não forneceram informações importantes para a venda das pomadas para cabelo, como:

  • Cópia da licença sanitária vigente;
  • Modo de uso detalhado no rótulo, com quantidade indicada e advertências obrigatórias;
  • Declaração/avaliação da empresa titular atestando a segurança do produto.

 Precauções

A agência alerta que o uso de produtos irregulares ou de forma inadequada pode provocar efeitos indesejados, como cegueira temporária, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

“Não se esqueça! Antes de usar as pomadas, fique atento aos cuidados necessários e não adquira ou use produtos de procedência duvidosa”, orienta.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Hugo Motta acomoda interesses estaduais ao tentar ampliar vagas na Câmara

O presidente da Câmara, Hugo Motta, assumiu para si a responsabilidade de articular uma saída para o aumento do número de parlamentares no Legislativo. O...

Presidente do Santos é vaiado em abertura dos jogos da própria faculdade

Marcelo Teixeira, presidente do Santos, está sem moral. Tanto que, na abertura dos jogos da própria universidade, foi vaiado pelos presentes. Presidente do Conselho de...

Madonna volta a comparecer ao Met Gala após 7 anos

A cantora Madonna, 66, compareceu nesta segunda-feira (5) ao Met Gala 2025, que acontece no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, nos Estados...